Veja por que você não deve congelar manjericão: vou lhe dizer por quê

Há uma razão específica pela qual é melhor evitar congelar o manjericão. Aqui está o que você está arriscando.

O manjericão é muito útil na cozinha, mas existem alguns cuidados que devem ser observados para não cometer erros graves.

Ervas aromáticas na cozinha
Na gastronomia italiana, diversas ervas aromáticas são utilizadas para dar um toque extra aos nossos saborosos pratos.

É principalmente a salsa, que se presta a muitas preparações. Seguido de tomilho, orégano, endro, hortelã e manjericão.

Essas plantas são frequentemente encontradas em supermercados na forma seca. No entanto, é melhor usá-los frescos.

Seu cheiro, porém, é certamente mais intenso. Uma boa ideia é, portanto, cultivar ervas aromáticas em vasos práticos, podendo colocá-las na varanda ou terraço.

Neste sentido centramo-nos no manjericão que, como outras, é uma erva aromática muito apreciada, utilizada em diversas cozinhas em todo o mundo.

O manjericão, cujo nome científico é Ocimum basilicum, pertence à família Lamiaceae e possui um aroma incomparável que pode dar sabor tanto a aperitivos quanto a pratos principais.

Na verdade, embora seja indicado no singular, existem diferentes variedades na natureza. Assim encontramos manjericão tailandês, manjericão roxo e manjericão limão.

Cada uma dessas versões também possui características de sabor distintas que melhor se adaptam ao que você cozinha.

Por que não congelar manjericão O manjericão
é, obviamente, uma erva aromática muito popular no fogão. Na verdade, ajuda-nos de muitas maneiras a dar sabor e decorar a nossa comida.

No entanto, esta erva aromática, como outras, tende a murchar rapidamente quando fresca. É por isso que muitos acreditam que congelá-lo pode ser uma solução.

Mas na realidade, segundo os especialistas, parece que esta não é realmente uma boa ideia. Na verdade, existe antes de tudo o risco de assistir ao aparecimento do que se denomina fenómeno de queimadura de congelamento.

Isso significa que embora sejam armazenados em sacos especiais, o ar frio e seco do freezer pode desidratar as folhas de manjericão.

Além disso, a planta aromática em questão, dentro do congelador, poderá em breve absorver os odores de outros alimentos devido à sua acentuada porosidade.

Feitas essas considerações, se quiser ter manjericão sempre à mão, faça de outra forma. Você pode então secar deixando os cachos de manjericão de cabeça para baixo em um local seco e quente da casa.

Por fim, basta esfarelar as folhas e colocá-las em um recipiente de vidro hermético. Este método permite, portanto, conservar o manjericão por muito tempo e sem acidentes.