Veja por que você nunca deve secar sua roupa em casa

Quando o tempo não está bom, tendemos a secar a roupa dentro de casa. No entanto, este gesto, que à primeira vista parece trivial, tem, no entanto, muitas desvantagens. Além de ser prejudicial à saúde, expõe você a incômodos que é melhor evitar. Nós contamos tudo para você.

Regra geral, pendurar a roupa no exterior é a solução ideal quando o tempo o permite. Mas em alguns casos podemos ser forçados a fazê-lo dentro de casa. Essa prática pode ser prejudicial por diversos motivos.

Por que a roupa não deve ser seca dentro de casa?

Secar roupa dentro de casa seria uma má ideia e haveria   desvantagens em adotar esse hábito  .

  • Secar a roupa no interior aumenta o nível de umidade em sua casa.

Regra geral, o nível de humidade ideal no interior da sua casa varia entre 40 e 50%.  Ao secar a roupa dentro de casa, essa taxa aumenta 30% e permanece 15% maior nos dias seguintes.  Portanto, assim que você estende a roupa dentro de um ambiente, o nível de umidade aumenta. É claro que esse excedente irá variar dependendo da renovação do ar interno e da frequência da lavagem. Outros factores podem amplificar esta taxa, nomeadamente: vapores de cozedura e condensações geradas por banhos e duches quentes, emanados da casa de banho.

  • Secar roupas em casa é um risco para a saúde

Uma sala úmida é um terreno fértil favorito para ácaros e mofo.  Estes agentes patogénicos podem, de facto, ser muito prejudiciais para a saúde e podem causar doenças respiratórias como a asma e o desenvolvimento de alergias.  A umidade também pode causar fadiga e dores de cabeça.

  • Secar roupa dentro de casa afeta seu bem-estar

Além de bagunçar o quarto, a roupa molhada no varal pode exalar maus odores. Na verdade, em caso de chuva,   a roupa pode demorar mais para secar, o que cria odores persistentes de umidade e mofo.   Além disso, um ambiente úmido aumenta a sensação de frio no inverno. Muitas vezes você ficará tentado a ligar o aquecimento para aumentar a temperatura do seu ambiente.

  • Secar a roupa em casa danifica a sua casa

Níveis elevados de umidade também causam danos significativos ao interior da sua casa.  Este fenômeno leva ao aparecimento de condensação nas janelas e cantos das paredes.   Assim, vestígios de mofo podem aparecer   em várias superfícies e você pode notar rapidamente que o papel de parede está descascando. Este excesso também pode causar odores de mofo em alguns tecidos do seu interior.

Algumas dicas para secar melhor a roupa em casa

Quando não tem outra opção senão secar a roupa dentro de casa, é aconselhável seguir algumas regras que limitam a ocorrência dos inconvenientes acima mencionados. Primeiro é preciso fazer uma centrifugação máxima na máquina ou com a mão para que a roupa seque mais rápido.  No varal, faça circular o ar, deixando espaços entre as roupas.  O melhor é escolher o cômodo da casa menos úmido e mais ventilado para secar a roupa. Prefira os momentos mais ensolarados do dia para aproveitar o calor e acelerar a secagem. Por fim, evite colocar a roupa na frente de ventiladores ou qualquer outra fonte de calor. A rápida evaporação da umidade saturará o ar da sua casa, o que pode ser muito prejudicial. Em vez disso, coloque o varal em frente a uma janela parcialmente aberta e, na medida do possível, ventile regularmente a sua casa. Este simples gesto permite renovar o ar interior e evacuar o excesso de humidade.

Como você deve ter entendido, secar roupa dentro de casa não faz bem à saúde e pode trazer riscos e transtornos.  Siga estas dicas   para ajudar você a secar suas roupas mais rápido sem aumentar a umidade da sua casa.