Em média, cada um de nós vai ao banheiro 4 a 5 vezes por dia. Depois de atendidas nossas necessidades, corremos para dar a descarga, sem fazer muitas perguntas. Mas você sabia que esse simples gesto pode representar um sério perigo para a sua saúde? Descriptografia.
Fazer fila para acessar os banheiros é insuportável, principalmente quando você está com pressa. E se ouvir o som da descarga do vaso sanitário lhe dá alívio, saiba que não é nada reconfortante!
Por que você não deveria dar descarga depois de ir ao banheiro?
Se, quando criança, seus pais sempre insistiam para que você fechasse a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga, eles estavam certos e a ciência comprovou isso. Na verdade, pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder esclareceram o que realmente aconteceu quando a descarga foi dada, e o resultado é claro.
- Dar descarga causa a proliferação de gotículas de alto risco
Armados com um laser verde muito brilhante, cientistas da Universidade do Colorado conduziram um experimento em laboratório, com o objetivo de revelar como minúsculas gotículas de água, invisíveis a olho nu, rapidamente se derramavam no ar saindo do copo , quando o vaso sanitário estava fechado. descarregada sem que a tampa do vaso sanitário esteja fechada. Os resultados da pesquisa, aliás, mostraram que ao realizar este gesto, a força do fluxo da água expele todas as partículas que se encontram no interior da tigela, favorecendo a propagação de bactérias. , como Escherichia Coli e Shigella. Na verdade, estes aerossóis e gotículas podem transportar rapidamente germes presentes na urina ou nas fezes a uma distância de até 2 metros por segundo, se a descarga for dada sem a tampa fechada.
- Dar descarga sem fechar a tampa apresenta um risco aumentado de contaminação
No entanto, segundo investigadores da University College Cork, quando estas partículas não acabam por se depositar nas superfícies (paredes laterais da sanita, paredes, chão e outros objetos circundantes), as microgotículas permanecem suspensas no ar durante 16 minutos . Infelizmente, ao inalá-los, você fica diretamente exposto a esses micróbios, que também podem chegar facilmente aos pulmões pelo nariz, o que acaba dando origem a doenças infecciosas. Dito isto, as coisas podem complicar-se rapidamente quando a casa de banho é partilhada com uma pessoa doente (colegas de quarto, colegas de trabalho, amigos, familiares…). Se neste caso a solução mais simples consiste em baixar primeiro o assento da sanita , isto pode tornar-se problemático quando as sanitas não estão equipadas com esta tampa, como geralmente acontece nas casas de banho públicas (bares, discotecas, centros comerciais, aeroportos, etc.). Como estes últimos são utilizados por centenas de pessoas todos os dias, o risco de contaminação por estes patógenos aumenta significativamente. Mas que solução pode ser considerada neste caso?
Leia também: Por que é inteligente colocar folhas de louro no forno no inverno?
Dar descarga com segurança: que solução?
Através do estudo intitulado “Os sanitários comerciais emitem plumas de aerossóis energéticas e de rápida propagação”, publicado na Scientific Reports, os especialistas sublinham que os sanitários públicos devem ser equipados com assento sanitário. Além disso, eles recomendam fortemente que as pessoas o usem em casa sempre que quiserem dar descarga. Embora fechar a tampa não seja uma solução 100% eficaz contra plumas de aerossol. No entanto, isto permite que a difusão de partículas suscetíveis de transportar micróbios seja limitada em 30 a 60% .
Como você certamente deve ter entendido, fechar a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga é um excelente reflexo a ser adotado, pois ajuda a retardar a propagação de bactérias e vírus