Se você deseja propagar rosas , obtendo dezenas delas a partir apenas daquelas que você comprou ou deu de presente, você pode fazer isso com o truque que sugerimos a seguir. As rosas estão entre as flores mais bonitas e populares, podendo decorar qualquer cantinho da sua casa.
As rosas são plantas consideradas difíceis de cultivar, mas poucos sabem que a partir do caule de uma única rosa é possível obter muitas outras, num processo de reprodução quase interminável. É um trabalho fácil de fazer e não é necessária experiência.
A seguir explicamos como obter uma roseira maravilhosa a partir do caule de uma rosa .
Primeiro passo
Primeiro precisamos escolher o local onde colocar a nossa roseira e fazer um buraco de 15 centímetros de profundidade, para encher com areia.
O local apropriado não deve ser próximo a uma parede ou debaixo de uma árvore. As rosas precisam de espaço e sol para crescer.
Segundo passo
Obtenha o caule de uma ou mais rosas, elas serão o ponto de partida do processo de propagação e portanto de construção da roseira.
É importante que os caules sejam provenientes de plantas saudáveis, estejam em boas condições e tenham cerca de 20-25 centímetros de comprimento.
Terceiro passo
Limpe bem os caules das rosas, retirando folhas e impurezas para promover a sua regeneração.
Em seguida, insira os caules na areia, deixando um pouco de distância entre eles. Aplique uma leve pressão na areia para fixar bem as hastes.
Quarta etapa
Assim que os caules estiverem bem fixados, cubra com terra adubada e pressione com os pés para compactar bem.
Alternativamente, você pode inserir os caules em uma batata e plantá-los diretamente com o vegetal, seguindo o passo descrito acima.
Por fim, resta esperar que a planta se desenvolva e comece a produzir flores. Lembre-se de regar com a frequência certa e de garantir à planta a exposição adequada ao sol, principalmente ao sol da manhã.