Você tem tomadas elétricas no banheiro? Verifique isso antes de usá-los

A instalação elétrica no banheiro nunca deve ser feita ao acaso. Devido à umidade que reina nesta sala, certas normas devem ser absolutamente respeitadas. Na verdade, água e eletricidade nunca se misturam. E seu sistema elétrico? Você toma todos os cuidados necessários para evitar acidentes domésticos? Para maior segurança, aqui vão algumas dicas para seguir à risca.

Apesar das aparências, o banheiro pode ser um dos cômodos mais perigosos da casa. O cuidado é realmente obrigatório, porque ninguém está a salvo de possíveis curtos-circuitos e possíveis choques ao tocar em qualquer dispositivo elétrico, tomada ou interruptor com as mãos molhadas. A regulamentação em vigor estabelece com precisão os requisitos a respeitar para evitar qualquer perigo, indicando as zonas mais seguras para a construção do sistema eléctrico.

Tomadas na casa de banho: áreas a considerar

Como você sabe, o banheiro é o ambiente onde mais se acumulam  umidade e vapor d’água  . Portanto, o risco de acidentes elétricos é maior. É portanto a parte mais complicada de equipar em termos de instalação eléctrica. Para sua segurança e dos familiares, existem medidas preventivas a seguir relativamente à cablagem, aos aparelhos eléctricos, à iluminação ou mesmo à localização de determinados electrodomésticos na casa de banho.

Concretamente, a norma NF C 15-100, responsável pelos sistemas elétricos em França, distingue três volumes na sala:

Volume 0:   Também pode ser chamado de “zona proibida”, pois é o espaço  que circunda a banheira ou chuveiro. Escusado será dizer que, uma vez que a proximidade da água é óbvia, não devem ser instalados cabos aqui e também não devem ser utilizados dispositivos eléctricos. Tomadas, interruptores ou dispositivos de iluminação não têm lugar aqui.

Volume 1:   este espaço circunda a zona proibida, tem 1 metro de largura e 2,25 metros de altura e está localizado nas bordas da bandeja. Aqui o risco é menos importante, mas a água ainda pode ser projetada. Portanto, não são permitidos interruptores ou, pelo menos, apenas iluminação de tensão muito baixa (12 V). Tomadas de segurança ou tomadas com proteção diferencial também são possíveis.

Volume 2   : É a área estimada em 60 centímetros em torno do volume anterior. Este espaço está, portanto, mais bem protegido para tolerar o uso de aparelhos elétricos. Inclui saída para secadora, aquecedor de água, iluminação de segurança de baixa tensão, etc.

Obs   : obviamente a chamada área “fora de volume” é aquela que se afasta dessas distâncias regulatórias. Depois de superar esses limites, você poderá instalar todo o sistema elétrico que desejar, mas também eletrodomésticos de grande porte, como a máquina de lavar.

Quais são os padrões de instalação de tomadas elétricas no banheiro?

Os banheiros são considerados particularmente de risco, devido à perigosa combinação de água e eletricidade  Precisamente por esta razão, devem ser tidos em conta regulamentos técnicos especiais e requisitos de segurança fundamentalmente rigorosos.

Como dissemos acima, quanto mais perto você chegar da   banheira   ou do chuveiro, maior será o risco. Nada mais lógico: este é o local onde a água espirra e onde muitas vezes as pessoas andam descalças. Por este motivo, no que diz respeito ao sistema elétrico da casa de banho, existem regras específicas a seguir para garantir a segurança dos utilizadores, mas também para o conforto e praticidade.

Observe que qualquer tomada instalada, e que apresente risco aumentado de contato com água, deve ter pelo menos o chamado “padrão à prova d’água IP44”, ou seja, deve ser utilizado um plugue denominado “à prova de respingos” com válvula. Ou seja, se a altura chegar a 60 cm ao redor da cuba e se as paredes tiverem até 2,25 m de altura, esta norma é imprescindível para evitar a projeção de água nas luminárias.

Convém saber   : A altura mínima de instalação de cada tomada em relação ao chão da casa de banho deve ser de pelo menos 140 centímetros. E deve ter um pino conectado corretamente. Deve ser instalado a uma distância horizontal de pelo menos 60 centímetros da borda da banheira ou da porta do box!

Você também pode verificar alguns dos padrões acima. Se você achar que algum dos padrões não está sendo atendido, seria mais seguro considerar a correção do erro o mais rápido possível.