WC, cuidado com este erro perigoso: você vai arruinar seus pulmões em questão de minutos

O banheiro é por natureza um local destinado a receber e fazer desaparecer da nossa “vista” os nossos resíduos orgânicos.

Com tudo isso, algo deles pode ficar no ar e não só se não tomarmos cuidado, e acabar estragando nossos pulmões.

Cuidado com o banheiro

Longe de ser um aviso perturbador , prestar atenção ao banheiro nos protege de problemas pulmonares.

Existem gestos diários que fazemos automaticamente , por hábito, porém alguns deles podem precisar ser corrigidos, como NÃO BAIXAR a tampa do vaso sanitário antes e NÃO DEPOIS da descarga .

Isso porque a atomização da água, seu movimento giratório, antes de desaparecer no ralo, libera micropartículas no ar que acabam se depositando em qualquer lugar num raio de 1 metro ou até 1 metro e meio.

Banheiro aberto
Banheiro aberto – imilanesi.nanopress.it

Chegando até a se depositar nas suas escovas de dente e nas de seus entes queridos, e não só isso, até em toalhas, pincéis ou pincéis de maquiagem.

Parece mais do que óbvio que ninguém iria querer utilizar objetos contaminados com fezes, mesmo que sejam nossos ou de algum familiar.

Alguns cientistas também trataram deste aspecto resultante da descarga dos vasos sanitários, verificando os banheiros públicos.

Patógenos
Patógenos – imilanesi.nanopress.it

Numa universidade no Colorado, eles conseguiram mostrar como pequenas gotas de água da descarga do vaso sanitário se espalhavam pelo ar a uma velocidade de 2 metros por segundo.

Aerossóis prejudiciais à saúde em banheiros

As chamadas ” plumas de aerossol ” são capazes de espalhar patógenos a partir de nossos próprios dejetos humanos e de outras pessoas. Esta exposição torna-se particularmente crítica quando expostos a casas de banho públicas, devido a possíveis doenças contagiosas.

De facto, por exemplo, foram analisados ​​sanitários públicos em centros comerciais. Neste caso, os fortes jatos de ar ascendentes foram analisados ​​com lasers.

Sanita com descarga manual
Mão dando descarga no vaso sanitário – imilanesi.nanopress.it

Embora os especialistas da indústria esperassem ver um grande número de partículas, ficaram igualmente impressionados com a força do jato que expele essas gotas de água do copo.

Este é um dado muito importante para projetar soluções que reduzam a formação de plumas de aerossóis e como elas são capazes de espalhar doenças.

Partículas contendo patógenos contêm portadores de algumas doenças humanas.

Na verdade, cada pequena partícula transportada pelo ar pode expor as pessoas a doenças respiratórias.

Em particular, são os maiores, que se transferem rapidamente para as superfícies, que transmitem doenças intestinais como o norovírus através do simples contacto com as mãos e a boca.

Banheiro com assento sanitário rebaixado
Banheiro com assento sanitário rebaixado – imilanesi.nanopress.it

Uma ferramenta óbvia para reduzir a propagação é fechar a sede antes de enxaguar.

A diferença é que, como os sanitários em locais públicos muitas vezes não têm tampa, os dispositivos de ventilação ou de esterilização UV podem ser muito úteis.