Entre os muitos truques da avó está também colocar sal no parapeito da janela. Curioso para saber para que serve?
Quem tiver a sorte de compartilhar alguns truques da avó pode se beneficiar de soluções que vêm de produtos comumente usados, como o sal , usado de maneiras inusitadas. Vamos ver neste artigo o que colocar sal no parapeito de uma janela pode fazer.
Uso de sal nos tempos antigos
O uso do sal remonta ao Neolítico, há cerca de 10 mil anos, quando com a chegada da agricultura na vida da humanidade , muitos hábitos mudaram.
Preservar os alimentos tornou-se uma necessidade primária e o sal tornou possível fazê-lo, deixando os alimentos quase inalterados. Houve uma época em que era até chamado de ouro branco, tal era o seu valor como moeda de troca. O sal foi importante nas relações económicas entre culturas e países.

A palavra salário, na verdade, significa “ração de sal”, ingrediente com que os soldados eram pagos na época romana. O sal está presente em todos os lugares, em todas as casas, todos o consomem, mesmo que usado em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Mas o sal não é apenas um “sabor” de pratos de todos os tipos, um intensificador de alimentos, sem o qual tendemos a dizer: “este prato é realmente insosso!” . Porém, o uso do sal não para por aí.
Por que colocar sal no peitoril da janela?
Ainda existem crenças sobre o sal de que se cair no chão traz boa sorte, mas se cair na mesa onde comemos não traz. De qualquer forma, para reequilibrar o “azar” que paira sobre o infeliz que cometeu o ato, basta jogar sal para trás para afugentar quaisquer ondas negativas.
Porém, este artigo não fala de crenças e sim de como o sal é utilizado de forma funcional, para um problema que ocorre todos os anos com certo caráter cíclico: o avanço das formigas pela casa.
Esses pequenos insetos incansáveis e virtuosos, quando cruzam nosso caminho, podem ser teimosos e bastante difíceis de controlar.
Observá-los trabalhando em uma campina, com a intenção de levar tudo para sua toca pode ser hipnótico, de tão concentrados no que fazem. Nada os distrai da sua tarefa, mas assim que os notar a vaguear pela nossa cozinha , o gatilho da “desinfestação” é acionado. Nós realmente não os queremos lá!

E em vez disso, é para lá que eles realmente vão, onde há comida adequada para variar a sua “despensa de inverno”… Então eles vão das sementes aos grãos de açúcar, às migalhas de pão, ou qualquer coisa que suas pequenas mas vigorosas pinças.
E aí vem o truque da vovó para o resgate, podemos deixar de lado o spray anti-formiga, para erradicar o avanço do exército basta borrifar as bordas das janelas com sal grosso para evitar sua entrada.
Também podemos colocar um pouco de sal grosso em nossas despensas , destino preferido não só das formigas, mas também das mariposas e das borboletas, enfim aquela parte das criaturinhas que amam nossos alimentos. Mas não só isso, se você notou alguns vagando embaixo da cama ou no guarda-roupa, um punhado de sal manterá esses pequenos insetos afastados e absorverá o excesso de umidade.