A sanita é um dos elementos mais utilizados da casa de banho, por isso é fundamental limpá-la e desinfetá-la com frequência. É importante que, além de limpo, esteja isento de maus cheiros.
Pelo acúmulo de germes, umidade e outras substâncias que entram em contato com a superfície do vaso sanitário, é muito comum a formação de manchas de calcário. As manchas, que muitas vezes adquirem uma cor amarela ou marrom, podem ser difíceis de eliminar: veja como fazer isso naturalmente.
Vinagre branco e limão . Esta combinação é um desinfetante natural usado com frequência na antiguidade. Os ácidos naturais de ambos os ingredientes dissolvem os depósitos de calcário, reduzindo manchas e eliminando os maus odores.
Misture 125 ml de vinagre branco com o suco de limão, mergulhe uma esponja e esfregue vigorosamente sobre o calcário.
Bórax . É um excelente produto para desinfetar e branquear superfícies sanitárias. Embora seja mais agressivo que outros remédios naturais, não causa impacto negativo ao meio ambiente e não libera compostos voláteis prejudiciais à saúde.
Borrife 250ml de vinagre branco na superfície do vaso sanitário e deixe descansar por 20 minutos. Esfregue com uma escova de dentes e adicione imediatamente 40 gramas de bórax em pó. Certifique-se de usar luvas e máscara. Após 15 minutos, enxágue com 1 litro de água quente, retirando as impurezas com uma esponja.
Pedra-pomes . Graças ao seu poder abrasivo, é muito útil para remover manchas que se formam na sanita. Umedeça a pedra-pomes com água morna e esfregue-a sobre o calcário.
Bicarbonato e peróxido de hidrogênio . Ao misturar 100 g de bicarbonato de sódio com duas colheres de sopa de água oxigenada você pode obter um remédio muito eficaz. Esfregue esta solução nas manchas de calcário com um pano abrasivo e deixe agir por 20 minutos antes de enxaguar.