Infusão de folhas de oliveira: o antibiótico natural dos nossos antepassados

A oliveira é uma das plantas mais antigas e importantes da região mediterrânica. Dos seus frutos é extraído o azeite, um alimento saudável que é a base da nossa alimentação. Porém, poucas pessoas sabem que as folhas de oliveira também trazem excelentes benefícios para a saúde.

As folhas de oliveira são ricas em propriedades terapêuticas, e sua infusão foi preparada e utilizada como remédio natural pelos nossos ancestrais: a seguir listamos seus principais benefícios.

Colesterol . As folhas de oliveira contêm uma substância que bloqueia a oxidação do colesterol, reduzindo a perda de vitamina E. Além disso, o chá de folhas de oliveira reduz a pressão arterial e dilata as artérias coronárias, reduzindo o risco de ataque cardíaco.

Antioxidante . Um antioxidante é uma molécula capaz de retardar ou prevenir a oxidação de outras moléculas, que por sua vez é responsável pelos radicais livres que danificam as células. O chá de ervas de folhas de oliveira é muito rico em antioxidantes.

Antibióticos . As folhas de oliveira possuem propriedades antivirais, antifúngicas, antibacterianas e antibióticas que aumentam as defesas e tornam o sistema imunológico mais preparado contra infecções e outros problemas de saúde. Propriedades antitumorais também foram associadas aos flavonóides contidos nas folhas de oliveira.

Diuréticos . As folhas de oliveira são excelentes para promover a expulsão de impurezas e toxinas do corpo através da urina, evitando também a formação de cálculos dolorosos.

Acidez estomacal . Uma infusão de folhas de oliveira imediatamente após comer ajuda a reduzir a secreção de substâncias gástricas e promove a cicatrização de úlceras estomacais.

Como preparar a infusão de folhas de oliveira . Aqueça 250ml de água e, quando ferver, retire do lume e junte uma colher de folhas de oliveira não tratadas, para infundir durante 10 minutos. Em seguida, retire as folhas e acrescente um pouco de mel para adoçar.