Eles são quebradiços, macios e desgastados? Para recuperar a saúde, a força e o brilho, nada melhor do que as receitas naturais e os conselhos de Sylvie Hampikian, farmacologista especialista em fitoterapia e aromaterapia.
Levedura de cerveja para unhas e cabelos quebradiços
A levedura de cerveja é composta de fungos microscópicos. Particularmente rico em vitaminas do grupo B, minerais como cobre, ferro, magnésio e fósforo, além de proteínas, estimula a síntese de queratina, principal constituinte das unhas e dos cabelos. Graças à sua composição, a levedura de cerveja também combate a queda dos cabelos, melhora o brilho e estimula o seu crescimento e também o das unhas. Apresenta-se na forma de suplemento alimentar disponível em cápsulas ou flocos para polvilhar nos pratos ou para adicionar aos iogurtes e compotas. Você também pode usá-lo como máscara:
Hidratante, nutritivo e fortificante graças à sua composição rica em ácido ricinoléico profundamente nutritivo (família ómega 9) e vitamina E, é aliado dos cabelos e unhas secos. Como sua consistência é muito densa, recomenda-se misturá-lo até 50% com outro óleo mais fluido, como azeite, amêndoa doce, coco ou argan. Uma vez por semana, se o seu cabelo estiver danificado nas pontas, aplique a mistura nas pontas duplas. Eles estão completamente secos e ásperos? Em seguida, espalhe a mistura por todo o cabelo e enrole-o em uma toalha quente. Em seguida, deixe agir por uma a duas horas, antes de enxaguar e lavar com shampoo. Para as unhas, mergulhe-as no óleo por 10 minutos antes de massagear. Repita o tratamento uma ou duas vezes por semana ou todas as noites se estiverem realmente muito danificados. Neste último caso, você também pode adicionar uma ou duas gotas de óleo essencial de limão a uma colher de chá de óleo: tonifica as unhas e ajuda a combater os desejos (pele pequena). Assim hidratadas e fortificadas, as unhas ficam mais resistentes aos impactos e quebram menos.
Outras dicas para fortalecer unhas e cabelos quebradiços
As unhas e os cabelos são um barômetro do nosso estado de saúde. Para ter um cabelo bonito, cuide do seu sono, se você se sente estressado, pratique relaxamento ou um esporte que lhe permita diminuir um pouco o nervosismo, pare de fumar, do tabaco que sufoca a fibra capilar e altere o conteúdo do seu prato. Convide regularmente alimentos ricos em vitamina B, como grãos integrais, cogumelos, ovos ou até fígado. Também preferível: o zinco, que participa da síntese das proteínas da queratina (frutos do mar, grãos integrais, carnes, etc.). Por intervir na oxigenação celular do folículo piloso, o ferro é um nutriente importante: os mariscos (mexilhões e amêijoas in primis), a carne vermelha e a espirulina são excelentes fornecedores deste mineral.
Coloque os dedos no crânio e faça movimentos circulares com a polpa. Você deve sentir a pele se mover. Esta massagem é essencial para ativar a circulação sanguínea e assim fornecer ao bulbo capilar os nutrientes de que necessita. Para as unhas, faça movimentos circulares na raiz de cada unha.
Máscara capilar, produto modelador, poluição e sebo sufocam o couro cabeludo. Menos regado, o cabelo cansa, cresce menos ou até cai. Para revitalizar os cabelos, limpe as impurezas: uma vez a cada dois meses, adicione uma colher de chá de bicarbonato cosmético ao shampoo e massageie bem o couro cabeludo com a ponta dos dedos. Este poderoso esfoliante liberta o cabelo das impurezas: fica mais leve, mais volumoso e cresce melhor. Tenha cuidado se você tiver cabelos coloridos, pois o bicarbonato de sódio pode clareá-los.
Conselhos de Sylvie Hampikian
Extrato de Crie seus próprios cosméticos orgânicos, de Sylvie Hampikian, edições Terre Vivante.
– Óleo de massagem para unhas danificadas e quebradiças
Ingredientes: 10ml de óleo de rícino (ou oliva), 6 gotas de óleo essencial de limão.
Preparação: misture os ingredientes em uma pequena garrafa. Aplicar generosamente nas unhas e massajar para que penetre bem. Deixe o máximo de gordura possível na superfície. Realizar 1 a 2 vezes ao dia, até melhora.
– Máscara reparadora banana-abacate
Ingredientes: ½ abacate bem maduro, ½ banana bem madura.
Preparação: adicione a polpa da fruta e misture bem. Aplique uniformemente nos cabelos úmidos e secos com toalha. Deixe agir por 15 minutos, se possível, sob uma toalha quente. Enxágue bem. Se necessário, use um shampoo suave. A ser realizado até uma vez por semana, conforme necessidade.
– Óleo reparador extra rico para cabelos finos, danificados e muito secos
Ingredientes: 20 ml de óleo de gergelim, 10 ml de óleo de abacate, 10 ml de óleo de rícino, 10 ml de óleo de jojoba, 20 gotas de OE de verbenona de alecrim, 10 gotas de OE de ylang-ylang.
Preparação: misture todos os ingredientes em um frasco de vidro colorido. Se possível, espere 24 horas antes de usar. Use entre 1 colher de chá e 1 colher de sopa (dependendo do comprimento e espessura do seu cabelo). Aplique uniformemente nos cabelos úmidos e secos com toalha (deve ser infundido com óleo, mas não “pingando”). Deixe agir por 15 minutos, se possível, sob uma toalha quente. Massageie bem. Siga com 1 ou 2 shampoos suaves. A realizar uma vez por semana, durante 3-4 semanas se necessário.