Muitos dos mais deliciosos pratos e sobremesas são feitos com esse alimento, que continua entre as melhores fontes de proteína do mundo. Antes de armazená-lo ou consumi-lo, porém, a maioria de nós tende a lavá-lo em água corrente. Um gesto reflexo e habitual que obviamente deveríamos esquecer. Vamos explicar o porquê.
Este alimento, aclamado pela maioria, não deve ser exposto à água corrente sob pena de consequências que podem surpreender. Na verdade, você não deve lavá-lo antes de consumir e você descobrirá os motivos nas linhas a seguir. Vamos ver que comida é essa.
Por que não é bom lavar esses alimentos em água corrente?
Pode parecer contra-intuitivo não lavá-lo antes de comê-lo ou cozinhá-lo, mas a água corrente corre o risco de privá-lo de sua proteção. Estamos falando do ovo e de sua casca que muitas vezes se encontra suja e pegajosa e que só precisa de uma coisa: colocá-lo sob um jato de água corrente para limpá-lo. No entanto, isto é o que deve ser evitado, pois pode expô-los às bactérias circundantes. E por uma boa razão, a porosidade da casca acumula uma infinidade de micróbios.
Os ovos, na verdade, são recobertos por uma película protetora chamada “cutícula” que deve ser preservada para evitar o desenvolvimento de bactérias. Se isso acontecer, estes vão entrar no ovo e uma coisa é certa, não será mais um alimento que queremos comer.
Levando isso em consideração, deve-se evitar lavar os ovos, preferindo guardá-los em temperatura ambiente . Além disso, é melhor guardá-los na geladeira se você comprá-los já lavados. Também será mais sensato consumi-los o mais rápido possível nesse caso.
Qual é a coisa certa a fazer em vez de limpar os ovos em água corrente?
Você também não quer deixar as cascas dos ovos entupidas. Embora não seja recomendado lavá-lo em água corrente, você pode esfregar suavemente sua superfície sem a necessidade de usar sabão e água. Em seguida, coloque os ovos em uma bandeja dedicada, posicionando-os com a ponta voltada para baixo. Isso ocorre porque os ovos recebem mais oxigênio de cima.
Você também pode usar água mineral para renovar a cutícula da casca do ovo. Uma pequena quantidade deste óleo é suficiente para limpar o ovo renovando sua película protetora. Se for limpar mais de um, simplesmente unte as luvas e role cada ovo entre elas.
Porque é que os ovos não lavados devem ser armazenados à temperatura ambiente?
Os ovos devem ser deixados em temperatura ambiente, caso não tenham sido lavados primeiro. Se estiverem, perdem a cutícula que os protege das bactérias; nesse caso, pode ser mais sensato armazená-los na geladeira. E não é por acaso que o crescimento de germes na casca de um ovo é favorecido pela umidade que o envolve depois de retirado da geladeira. É pela mesma razão que os regulamentos europeus alertaram os retalhistas para transportarem e armazenarem os ovos à temperatura ambiente.
Além disso, este não parece ser o caso nos Estados Unidos, que opta pelo processo inverso. Antes de guardar os ovos em local fresco, preferem lavá-los completamente, apesar da alteração da sua barreira protetora. Uma abordagem que certamente suscita discussão dado o risco que representa a lavagem dos ovos.
Em quais detalhes você deve confiar antes de comprar seus ovos
Antes de escolher seus ovos, eles devem ser armazenados em ótimas condições. Por segurança, observe que eles geralmente são cobertos com uma camada de jornal. É isso que os ajuda a se proteger das flutuações de temperatura. Outro detalhe importante a lembrar é que os ovos bem conservados ficam protegidos da luz, do ar e da umidade por um período de 3 semanas.
Se você é um daqueles que tem o hábito de guardá-los na geladeira como os americanos, arrume-os com a ponta voltada para baixo. Lembre-se também de separá-los de frutas e carnes e de todos os alimentos que tenham odor forte para que não os absorvam.
Todas essas são informações que você deve ter em mente se quiser consumir com segurança essas extraordinárias fontes de proteína que são os ovos.