O abacaxi é uma das frutas mais populares do mundo: versátil e saboroso, pode ser utilizado nas mais diversas preparações doces, bem como no preparo de smoothies e sucos. Esta fruta também oferece muitos benefícios à saúde: ajuda a evitar a retenção de líquidos e a regular a pressão arterial.
O abacaxi possui propriedades laxantes naturais e é rico em nutrientes essenciais como cálcio, ferro, vitaminas A, B e C, magnésio, potássio, carboidratos e manganês.
Pouca gente sabe, porém, que é possível cultivar abacaxi em casa sem a necessidade de ter muito espaço disponível. Neste artigo explicamos como fazer isso.
Você precisa:
- Um abacaxi
- Uma tábua de corte
- Uma faca bem afiada
- Um recipiente de vidro
- Um vaso e um pouco de terra
Corte a parte superior do abacaxi, cerca de 2,5 cm abaixo de onde começam as folhas.
Com a mesma faca, retire os restos de polpa que ficam no pescoço, deixando-o quase rente às folhas. Descasque o tronco do abacaxi e limpe-o bem .
Coloque o pedaço cortado em um recipiente de vidro cheio de água e espere que crie raízes . Lembre-se de trocar a água periodicamente e colocar o recipiente em local bem exposto à luz.
Depois que as raízes estiverem formadas (isso levará cerca de um mês), coloque o abacaxi em uma panela bem drenada e cheia de terra . Coloque o abacaxi no centro do vaso fazendo um buraco, depois cubra com mais terra e regue bem.
Pegue um saco plástico transparente e faça furos nele com uma caneta. Cubra a planta com o saco e amarre as pontas. O abacaxi prefere climas tropicais e o método do saco ajuda a reter o calor e a umidade .
Depois de algumas semanas, novas folhas começarão a se formar no centro da planta. Nesse momento você pode desembrulhar o saco e esperar que o resto da planta se forme . Levará cerca de dois anos até que você possa colher abacaxi cultivado em casa .