A maioria das suculentas são verdes, mas algumas variedades podem mudar de cor e tornar-se vermelhas, rosa ou roxas. Algumas das suculentas que mudam de cor são alguns aloés, aeonias, crassulas, echeverias, sedums e euphorbias.
Entre as exceções encontramos o agave, que permanece sempre verde. Abaixo listamos alguns métodos para estimular a mudança de cor das suculentas .
Exposição solar . Algumas suculentas podem mudar de cor em apenas algumas semanas ou meses. As suculentas precisam de luz solar intensa o dia todo, ou pelo menos 6 horas, para “estressar” e exibir suas cores vibrantes. Se você tiver suculentas dentro de casa, coloque-as perto de janelas voltadas para o sul para permitir que as plantas recebam luz solar suficiente e fiquem vermelhas ou rosadas.
Temperaturas . As suculentas preferem um clima temperado, com temperaturas entre 16 e 26°C. Alguns deles podem tolerar temperaturas de até 5°C ou 33°C. Alguns jardineiros às vezes usam temperaturas extremas para “estressar” as plantas e fazer com que mudem de cor. As altas temperaturas ajudam a manter as cores profundas, enquanto as temperaturas mais altas (mas não o congelamento) fazem com que as cores se aprofundem.
Solo . Certifique-se de plantar suculentas em solo poroso e bem drenado com pelo menos 50% de matéria inorgânica. Se a mistura do solo for muito orgânica, a planta não crescerá bem. Adicione perlita ou pedra-pomes ao solo para melhorar a drenagem, promover raízes saudáveis e evitar que apodreçam. Lembre-se que as suculentas só podem mudar de cor se estiverem verdadeiramente saudáveis e bem cuidadas.
Água . Poucas pessoas sabem que se as suculentas forem regadas com muita frequência, elas voltam à cor verde. Aquelas que, pelo contrário, são regadas com menor frequência, necessitam de conservar água nas folhas que ficam mais gordas, “mais suculentas” e tendem a mudar de cor. Tente deixar o solo pante grasse secar completamente para “estressar” a planta e fazê-la mudar de cor.
Dimensões do vaso . As suculentas precisam de espaço para crescer, mas tome cuidado para não exagerar. Usar um vaso muito grande pode estimular o crescimento excessivo das raízes e impedir que a planta cresça adequadamente. Além disso, potes muito grandes retêm mais água.