Os amantes do verde costumam dizer que jardinagem é uma terapia , e esta afirmação, ao que parece, é cientificamente correta.
A jardinagem pode melhorar a saúde física e fornecer-nos frutas e vegetais, mas os seus benefícios terapêuticos vão muito mais longe . Do relaxamento ao alívio do estresse , muitos terapeutas estão adicionando a jardinagem à sua lista de práticas para melhorar a saúde física dos pacientes.
A interação com a natureza, mesmo a simples observação de árvores ou um passeio no campo, pode ter um impacto terapêutico incrível.
Um estudo mostrou que pacientes hospitalares que têm vista para um jardim ou floresta se recuperam mais rapidamente após a cirurgia.
Se observar a natureza a partir de uma varanda ou janela pode trazer benefícios à saúde, caminhar no jardim ou na floresta pode trazer ainda mais benefícios.
Em contato com a natureza, os pacientes sentem-se menos deprimidos , e melhoram o sono, o humor e a concentração. A jardinagem também pode retardar o aparecimento da doença de Alzheimer e da demência senil .
Manter uma planta viva aumenta a sensação de bem-estar e responsabilidade, principalmente em pacientes mais debilitados.