A beldroega é uma planta rica em benefícios, que cresce em quase todo o nosso país e é conhecida em muitos dialetos regionais . Utilizada há séculos na medicina tradicional, a beldroega também vem ganhando certa fama nos círculos da alta gastronomia. Neste artigo descrevemos seus benefícios e propriedades terapêuticas.
A beldroega , muitas vezes identificada como uma espécie invasora e descartada pelos agricultores , é na verdade cheia de benefícios. Contém muitas vitaminas (A, B e C), minerais (especialmente cálcio e magnésio), ácidos graxos ômega 3 e ácidos graxos essenciais. Além disso, contém muito beta-caroteno, vitamina E e potássio.
Beldroega é prescrita na medicina chinesa para livrar o corpo do calor úmido e das toxinas, e é usada para tratar doenças como infecções do trato urinário, eczema e hemorróidas . Também é usado diretamente na pele, para tratar picadas de insetos ou erupções cutâneas com coceira.
Algumas pesquisas científicas demonstraram a propriedade da beldroega no combate aos parasitas da disenteria. Outros estudos confirmaram que, quando combinado com o dente-de-leão, pode ser útil no tratamento de casos de apendicite.
É possível incluir beldroegas em nossas saladas, ou utilizá-la em outras preparações. Alternativamente, você pode preparar um chá ou infusão. Alguns fitoterapeutas vendem extrato de beldroegas em forma de pílula.