A beterraba é um alimento milenar, tanto que foi a base da alimentação dos nossos antepassados. Nos últimos dois séculos, o seu sabor doce também foi muito apreciado, tanto que foi processado para a obtenção de açúcar.
Porém, o consumo da beterraba como legume ficou em segundo plano, mesmo sendo um vegetal carregado de nutrientes e benefícios para a saúde.
As raízes de beterraba estão incluídas na lista de vegetais recomendados, embora devam ser consumidas com moderação, pois são ricas em carboidratos.
Embora a beterraba seja rica em açúcar, a maioria das pessoas pode consumi-la algumas vezes por semana sem problemas. Abaixo estão 6 dos benefícios mais importantes da beterraba .
- Reduz a pressão arterial: um copo de suco de beterraba é suficiente para reduzir significativamente a pressão arterial sistólica. Esse benefício se deve à quantidade de nitratos de origem natural, que são convertidos em óxido nítrico em nosso organismo. Este óxido ajuda a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos.
- Aumenta a resistência: se você precisa de energia para atividades físicas, o suco de beterraba é para você. A conversão de nitratos em óxido nítrico é a base deste benefício, que consegue aumentar o nosso desempenho em até 16%.
- Combate a inflamação: fonte única de betaína, nutriente que protege células, proteínas e enzimas, a beterraba é um excelente antiinflamatório natural.
- Propriedades anticancerígenas: Os poderosos fitonutrientes, que também são responsáveis pela cor da beterraba, podem ajudar a prevenir o câncer.
- Rica em nutrientes e fibras: A beterraba contém vitamina C, fibras e minerais essenciais como potássio (necessário para o funcionamento muscular) e manganês (bom para ossos, fígado, rins e pâncreas). A beterraba também contém vitamina B.
- Ajuda a desintoxicar: as betalaínas contidas na beterraba auxiliam no processo de desintoxicação do nosso corpo. A beterraba é um excelente remédio para purificar o sangue e o fígado.