O sal Epsom, também chamado de sulfato de magnésio, é um produto natural que se apresenta na forma de um pó branco, composto por cristais brancos. Além dos benefícios para o relaxamento muscular, também é benéfico para o jardim. Descubra os benefícios de espalhar sal Epsom no seu jardim.
Graças ao seu alto teor de magnésio, o sal Epsom é muito benéfico para as plantas. Utilizado no jardim, mas também na horta, permite-lhe cuidar das suas plantas e mantê-las com boa saúde.
Qual é a vantagem de usar sal Epsom no jardim?
O sal Epsom não é benéfico apenas para plantas de jardim, mas também para plantas de jardim.
Leia também: Quando semear sementes de pimenta em 2023? datas favoráveis
- Sal Epsom para melhorar a absorção de nutrientes
O sulfato de magnésio melhora a capacidade das células de absorver minerais do solo que são benéficos para um bom crescimento, como nitrogênio, enxofre ou fósforo. Este nutriente natural também ajuda as plantas a absorver melhor a clorofila, um pigmento vegetal que compõe as plantas e permite-lhes captar melhor a luz. E isso não é tudo. O sal Epsom também ajuda a fortalecer as raízes das plantas e a acelerar a sua regeneração. As plantas tornam-se assim mais fortes e vigorosas. Você também pode usar o sal Epsom como fertilizante natural, especialmente em solos com baixo teor de enxofre e magnésio. Para isso, basta regar cada parcela de 10m2 com uma xícara deste produto natural. Remova bem o solo antes de plantar ou semear suas plantas. Em contato com a água, o sal Epsom libera sulfato e magnésio que serão absorvidos pelas plantas.
- Sal Epsom contra parasitas
O sal Epsom é uma alternativa natural para combater as pragas que atacam suas plantas, sem o uso de agrotóxicos químicos. Para repelir gastrópodes como lesmas e caracóis, simplesmente polvilhe sal Epsom na base das plantas. Os cristais de sulfato de magnésio do sal Epsom irritam as pragas que atacam suas plantas. Para se livrar das pragas, você pode diluir o sal Epsom em água e borrifar a solução na folhagem das plantas infestadas.
- Sal Epsom para melhorar a germinação das sementes.
O sal Epsom é conhecido por promover a germinação das sementes. Fortalece as paredes celulares e fornece-lhes energia suficiente para o crescimento. As plantas jovens tornam-se assim mais numerosas e resistentes. Além disso, durante o processo de germinação as sementes perdem enxofre. Usar sal Epsom compensará as perdas. Para isso, dilua uma colher de sopa de sal Epsom em 4 litros de água e use esta solução para regar suas mudas. Você também pode adicionar uma colher de sopa de sal Epsom no fundo de cada buraco de semente.
Essa dica pode ser usada uma vez por mês nas mudas, durante o período de crescimento.
- Sal Epsom para melhorar o sabor de frutas e vegetais
O sal Epsom torna as frutas mais doces, aumentando o nível de clorofila encontrada nas células das árvores frutíferas.
Para tal, dilua uma colher de sopa em 4 litros de água e aplique esta solução nas raízes das árvores de fruto, mas também nas vinhas ou nogueiras, todos os meses, durante o período de crescimento vegetativo.
Leia também: Como proteger as plantas no inverno? Um jardineiro experiente revelou estas 4 dicas
Quando se trata de vegetais, o sal Epsom é especialmente benéfico para tomates e pimentões. Como os tomates costumam sofrer de deficiências de magnésio e cálcio, é recomendável dar-lhes mais sal Epsom do que outras plantas. Para isso, basta regá-los com uma solução de água e sal Epsom a cada duas semanas. Isso lhe dará tomates mais saborosos. O mesmo se aplica aos pimentões que devem ser alimentados com sal Epsom a cada duas semanas para uma colheita maior.
Dito isto, o sal Epsom é um aliado das plantas do seu jardim e pomar. Além de alimentá-los e enriquecer o solo com magnésio e sulfato, elimina insetos parasitas e obtém uma colheita de melhor qualidade.
Leia também: Com que frequência as plantas domésticas devem ser regadas no inverno? O erro a não cometer para evitar a descoloração