A primavera está chegando, é a melhor época para jardinagem. Quer iniciar um projeto DIY para se manter ocupado e renovar seu quintal? Se você é um entusiasta do faça você mesmo, por que não começar a fazer seu próprio aspersor? Conheça nossas instruções de uso: você terá todos os detalhes sobre os materiais que necessita e o procedimento a seguir. Suas plantas vão agradecer!
Como fazer um sistema de gotejamento com garrafa de água?
Quando você faz uma longa viagem ou férias, sempre dói um pouco deixar suas queridas plantas sem ninguém para cuidar delas. Você provavelmente já teve que lidar com o problema da desidratação que devasta suas plantas. Não se preocupe, você não precisará mais se preocupar com isso. Existe uma maneira simples e econômica de fazer um aspersor DIY: basta colocar uma garrafa de plástico no terraço. Assim você manterá suas plantas bem hidratadas mesmo em viagens longas. Explicaremos tudo para você.
Para rega automática de plantas
Para regar as plantas, tanto no interior como no exterior, necessitará de alguns utensílios: uma garrafa de plástico (de preferência transparente), uma furadeira (ou furador), um pedaço de pano absorvente e uma fonte de água.
Aqui estão as etapas a seguir:
- Comece cortando o fundo da garrafa certificando-se de que a superfície fique plana.
- Faça pequenos furos no topo da garrafa usando uma furadeira ou furador. Os furos devem ser pequenos o suficiente para permitir que a água escoe lentamente.
- Neste ponto pegue o pedaço de pano e insira-o no gargalo da garrafa, certificando-se de que toca o fundo. Esse material absorvente é útil porque servirá de “piso” para a garrafa, permitindo que a água escoe pelos orifícios sem transbordar para o fundo da garrafa.
- Finalmente encha cerca de três quartos da garrafa com água. Vire-o e coloque-o no vaso onde está a planta, certificando-se de que o tecido respirável toque o solo.
- A partir daí, a água começará a escorrer lentamente pelos buracos, mantendo o solo úmido por várias horas ou até dias, dependendo do tamanho da garrafa e do vaso em que a planta estiver.
Nota: esta técnica de irrigação é ideal tanto para plantas de interior como de exterior. Se usar no jardim, será necessário cavar um pequeno buraco perto da planta e colocar a garrafa lá. Posteriormente, deve ser coberto com terra para que fique o mais discreto possível, para não atrair animais.
Fatores importantes a serem considerados
Ao usar este sistema de irrigação DIY você precisa tomar alguns cuidados: Primeiro certifique-se de que o orifício de drenagem da água esteja colocado acima do solo para que a água não transborde. Se a garrafa for muito grande ou muito pequena para o frasco, ela não funcionará corretamente. Neste caso, deve-se tentar adaptar melhor o tamanho do frasco ou utilizar vários se necessário. Além disso, se a sua planta tiver necessidades específicas de água, você também precisará encontrar uma maneira eficaz de ajustar a taxa de irrigação para atender às suas necessidades.
Como conseguir a rega automática do gramado e do jardim?
Para fazer um aspersor caseiro, você precisará de uma garrafa de água mineral. O volume mais adequado é 33, 50, 100 ou 200 cl, dependendo do tamanho da área que se deseja irrigar. Você também precisa obter um adaptador de mangueira para que ele possa encaixar corretamente em qualquer torneira. Se não tiver, a alternativa é usar uma boa fita adesiva: é uma solução de curto prazo, pois tem a desvantagem de se soltar ou rasgar rapidamente. Ao contrário do adaptador que é muito mais forte e resistente à pressão da água. Além desses itens, você precisará de uma tacha, prego ou furador afiado. Em alguns casos, você pode precisar de arame grosso para fixar o sprinkler ao solo.
É assim que:
- Comece removendo a tampa e o rótulo do frasco. Em seguida, faça alguns furos em sua superfície com a tachinha ou o prego. Eles permitirão a evacuação de um jato de água. Encontre o equilíbrio certo: se fizer poucos furos a irrigação não será a ideal, se fizer muitos será necessário mais pressão para que o jato seja potente e alcance longe. Preste atenção também ao diâmetro do furo para que não prejudique a distância. Porém, o melhor é fazer alguns testes até ter o número certo de furos e o tamanho certo. Também é possível apontar diâmetros diferentes para que a água alcance diferentes distâncias no gramado.
- Em seguida, enrosque o adaptador no gargalo do frasco e a outra extremidade no tubo. Conecte-o à torneira e coloque o aspersor onde deseja hidratar o jardim. Basta abrir a torneira e testar a potência necessária para expelir adequadamente a água. Graças a este truque você poderá obter um gramado verde, fresco e saudável!
Obs: se você tem medo de que a garrafa se mova sob pressão, basta fazer um arco de metal para segurá-la e fixá-la perfeitamente no chão.