O mofo é um flagelo em vasos de plantas. Não só é feio, mas também pode danificar as raízes e impedir o desenvolvimento adequado da planta. Felizmente, existem soluções simples e eficazes para se livrar deles e manter as plantas de sua casa saudáveis. Descubra quais!
Por que aparece mofo no vaso?
Às vezes acontece que você nota uma camada esbranquiçada de mofo no solo, principalmente quando se trata de vasos de plantas e o substrato é uma mistura bastante antiga. Você sabe do que estou falando… certo?
Sempre que você notar, saiba que não é necessariamente mofo. Na verdade, é normal, principalmente na rega com água da torneira, que o solo acumule pequenas manchas brancas. Na realidade a planta absorve nutrientes e água do solo, deixando para trás aquelas substâncias de que não necessita necessariamente.
Então a princípio parece uma espécie de veludo branco, mas com o tempo forma uma camada que você pode descascar facilmente com os dedos.
Se, porém, a camada esbranquiçada estiver molhada, o veredicto é claro: é mofo branco! É fácil de identificar devido à sua propagação no solo
Isto aparece com mais frequência em misturas de substratos enriquecidas com nutrientes, pois constituem um ambiente favorável ao seu desenvolvimento. Este bolor desenvolve-se quando as condições de humidade e temperatura são elevadas que, juntamente com os nutrientes presentes no substrato, favorecem o seu crescimento.
Se forem fungos saprofíticos, alimentam-se apenas de plantas mortas e, portanto, não representam perigo para a planta ou para os humanos.
Porém, o acúmulo excessivo desses bolores pode formar uma camada espessa no substrato, dificultando a absorção de água pela planta. Nestes casos também será necessário removê-lo
Como eliminar o mofo branco das plantas?
O combate ao mofo em vasos envolve diversas ações. Os métodos de combate a este flagelo são mecânicos, químicos e biológicos ao mesmo tempo, explica Laurent Teigne, botânico. O primeiro passo para resolver o problema é avaliar o estado da planta. Se perdeu consistência, apresenta sinais de morte e já apareceu mofo na base, é melhor jogá-lo fora. O processo de destruição em si está provavelmente muito avançado e as chances de salvá-lo são insignificantes, acrescenta.
No entanto, se você notar apenas um leve murchamento e não houver mofo crescendo em toda a planta, você terá uma boa chance de salvar a flor. Veja como você pode fazer isso:
Substitua o solo por novo substrato
Primeiro, remova a camada superior do substrato e substitua-a por solo livre de patógenos e pragas de plantas. Às vezes é recomendável transplantar a planta para um novo substrato, retirando com cuidado o antigo. No entanto, lembre-se de que este método não é 100% seguro para remover mofo. Os micrósporos dos fungos podem crescer até nas menores fissuras das raízes e, após serem transferidos para um novo vaso, podem reaparecer depois de um tempo, alerta.
Use tratamento químico apropriado com cautela
Posteriormente, deverá ser escolhido o método químico ou biológico mais adequado e prático. Lembramos que o uso de produtos químicos fitofarmacêuticos no outono e no inverno em ambientes fechados pode ser prejudicial para pessoas e animais. Os tratamentos químicos são eficazes, mas devem ser utilizados em espaços ventilados e isolados de animais e crianças, por um período frequentemente indicado no rótulo da embalagem do produto pelo fabricante, especifica o especialista. Ele ressalta que existem vários produtos químicos disponíveis no mercado que removem efetivamente o mofo dos vasos de flores.
Prepare uma solução de extratos de ervas
Também vale a pena considerar o uso de extratos e óleos vegetais como tomilho, alecrim, orégano e alho. Estas plantas aromáticas provaram ser eficazes na limitação do crescimento de fungos microscópicos. A infusão ou solução preparada com adição de óleo deve ser borrifada no solo a cada poucos dias até o desaparecimento dos sintomas, explica o especialista.
Coloque canela no substrato
Canela também funciona bem. Polvilhe este tempero na superfície do substrato e repita a operação após alguns dias. É necessário melhorar as condições da sala. Na verdade, não se esqueça de aumentar ou restaurar a circulação do ar, prolongar os tempos de irradiação das plantas, aumentar a temperatura e gerir a rega de forma mais racional. Caso contrário, se esses fatores não forem levados em consideração, o problema do mofo voltará e se espalhará para outras plantas, finaliza o especialista.
É possível usar solo mofado?
Solo mofado para vasos não é tão problemático quanto parece. Teoricamente, o mofo não compromete a qualidade do solo, mas pode ser perigoso para as plantas que você deseja cultivar ou para as sementes que deseja germinar.
Se notar manchas no substrato onde se formou mofo, basta retirá-las e jogá-las fora. Caso contrário, basta retirar o piso que apresenta sinais de mofo e substituí-lo totalmente.