Não são úteis apenas para dar sabor aos alimentos, mas muitas vezes são muito ricos em propriedades e benefícios para a saúde . As especiarias são usadas pelos humanos há milênios, e não apenas para alimentação . Muitos medicamentos tradicionais, especialmente os asiáticos, fazem uso extensivo de especiarias.
Basílio . Se você costuma sofrer de dores nas articulações, nas costas ou na cabeça, incluir manjericão em sua dieta diária pode aliviar a dor de maneira muito eficaz. O manjericão contém dois ingredientes, beta-cariofileno e eugenol, que possuem excelentes propriedades antiinflamatórias.
Alecrim . Esta saborosa planta aromática é também um dos melhores remédios naturais para prevenir o Alzheimer e a demência senil. Basta incluí-lo em sua dieta diária para aproveitar seus benefícios. O ácido carnósico contido no alecrim é um excelente antioxidante, que destrói os radicais livres antes que possam danificar o cérebro.
Hortelã-pimenta . O aroma desta planta pode reduzir o apetite, fazendo-nos comer menos e combatendo a fome nervosa. A hortelã nos deixa mais alertas, evitando recorrer aos alimentos para obter energia.
Orégano . Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o ácido rosmarínico contido nesta planta é um poderoso antioxidante, que combate as células cancerígenas e os radicais livres.
Estragão . É muito eficaz na redução do açúcar no sangue, prevenindo o diabetes. Esse benefício se deve às propriedades antiinflamatórias do estragão.
Coentro . Se você deseja reduzir seus níveis de colesterol, o coentro resolverá o problema. Alguns compostos contidos nesta planta atuam diretamente na produção de colesterol pelo fígado, regulando-o.