No Ayurveda, muitas vezes é feita referência a uma pequena fruta chamada amla (nome científico Phyllanthus Emblica Linn ). Esta fruta é utilizada há mais de 5.000 anos na Índia, com o objetivo de rejuvenescer o corpo e fortalecer o sistema imunológico.
De cor amarela e verde, a amla é muito difundida na Ásia, mas pouco conhecida na Itália. Possui antioxidantes como polifenóis e vitamina C, que protegem contra doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes, conforme mostra estudo realizado pelo Departamento de Bioquímica e Biotecnologia da Universidade Annamalai (Índia) .
100 gramas de amla podem fornecer ao nosso corpo aproximadamente 450 miligramas de vitamina C. Abaixo estão todos os benefícios desta fruta:
- Curar dor de estômago . Muitos problemas abdominais podem ser resolvidos com amla: diarreia, vômito, cólicas, infecções e outros problemas digestivos.
- Previne diabetes . Amla melhora a função hepática, ajuda a tratar pancreatite, inchaço e dor no pâncreas. Seu consumo regular reduz o nível de açúcar em pessoas com diabetes tipo 2.
- Desintoxica o fígado . Está cientificamente comprovado que a amla é ótima na limpeza do fígado, pois ajuda a expulsar toxinas.
- Tratar o câncer . Os antioxidantes contidos na amla podem desempenhar um papel importante no tratamento do câncer.
- Regenera a pele . Esta fruta incrível é usada contra erupções cutâneas, espinhas e outros problemas de pele.
- Estimula o crescimento do cabelo . Misture o pó de amla com água quente e aplique no couro cabeludo massageando. Após 30 minutos seus cabelos estarão mais hidratados, protegidos e brilhantes.
É possível comprar amla em lojas de ervas, muitas vezes é vendida na forma de fruta, mas os pós e extratos de amla também são populares.