Utilizado há milênios principalmente na cozinha, o louro é uma planta rica em benefícios para a saúde, que pode ser utilizada para tratar e aliviar problemas como indigestão, acidez estomacal e excesso de gases. Mas seus benefícios não param por aí: neste artigo listamos as excelentes propriedades do louro .
Dois componentes do louro, o cineol e o eugenol, conferem a esta planta as suas duas propriedades principais: facilitar a digestão e prevenir a acidez e o excesso de gases. Esses mesmos ingredientes ativos também ajudam a estimular o apetite.
O louro possui propriedades bactericidas, anti-sépticas, expectorantes e antiinflamatórias, por isso também é recomendado no tratamento de doenças respiratórias como resfriados, faringites ou bronquites.
É também uma excelente planta para os rins, pois é purificadora e diurética. Promove a eliminação de líquidos, podendo também ser utilizado em dietas de emagrecimento. Através da eliminação de líquidos também são expelidos toxinas e ácido úrico, por isso as folhas de louro podem ser utilizadas na prevenção de doenças hepáticas.
Outros benefícios do louro
- Regula o fluxo menstrual e é adequado para quem sofre de ciclos intensos.
- Tem ação estimulante, podendo auxiliar em caso de cansaço crônico ou fadiga muscular.
- Alivia infecções bucais.
- Reduz o estresse e a ansiedade.
- Possui propriedades anti-reumáticas e benéficas em caso de arteriosclerose.