Álcool de alho: como preparar o inseticida contra cochonilhas, pulgões e outros insetos

Mantendo um solo saudável e boas práticas de rega, não deverão surgir problemas particulares nas nossas pequenas hortas. Porém, pode acontecer que algo fuja do nosso controle e as invasões de insetos estejam entre os problemas mais comuns.

Para eliminar hóspedes incômodos como pulgões ou cochonilhas, é possível utilizar ingredientes totalmente naturais, para evitar a dependência de agrotóxicos ou outros produtos tóxicos e nocivos.

O álcool e o alho são dois ingredientes naturais com excelentes propriedades inseticidas, repelentes e fungicidas . A seguir explicamos como preparar o álcool de alho para eliminar os insetos que “atacam” as plantas.

Para preparar meio litro de inseticida são necessários 6 dentes de alho, duas partes iguais de água e álcool branco 96° e um pouco de detergente de louça biodegradável (em alternativa, um pedaço de sabão de Marselha).

Moa os dentes de alho e coloque-os em um frasco com difusor em spray, em seguida despeje o álcool até a metade e deixe durante a noite. No dia seguinte, acrescente a água e o sabão, agitando bem para integrar os ingredientes.

Usar o álcool de alho é muito simples: basta borrifar nas plantas para afastar pulgões, cochonilhas, formigas, vespas e muitos outros tipos de insetos.