Alimentos “que salvam o coração” que reduzem o colesterol, regulam a pressão arterial e previnem o diabetes

Gorduras e açúcar são utilizados pelo organismo como energia, mas o abuso de ambos leva ao acúmulo de peso e ao aparecimento de problemas de saúde como colesterol alto, diabetes, problemas cardíacos e digestivos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo e o principal fator de risco de uma alimentação pouco saudável, assim como a inatividade física e o consumo de tabaco e álcool.

Existem alimentos que, se consumidos de forma adequada, ajudam a proteger o sistema cardíaco e a prevenir este tipo de problemas de saúde.

Azeite . Suas gorduras monoinsaturadas reduzem o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom. Contém vitamina E e antioxidantes que previnem danos aos vasos capilares.

Abacate . Contém gorduras monoinsaturadas, recomendadas para manter o colesterol em níveis saudáveis.

Salmão . Os ácidos graxos ômega 3 (DHA) deste tipo de peixe ajudam a otimizar os níveis de colesterol.

Nozes . Também são ricos em ômega 3, muito útil na prevenção de doenças cardiovasculares.

Arroz integral . É rico em fibras alimentares, o que retarda a absorção de gorduras e açúcares. Alguns compostos fitoquímicos ajudam a reduzir a pressão arterial.

Cenouras . Contêm altos níveis de vitaminas A e C, compostos antioxidantes que protegem o coração.

Lentilhas . São ricas em proteínas tanto quanto a carne, mas, ao contrário desta, as lentilhas não contêm gorduras animais.

Legumes . São pobres em calorias, ricos em água, vitaminas hidrossolúveis (C, ácido fólico e grupo B) e lipossolúveis (A, E e K) e minerais como potássio, magnésio e fibras.