Radiadores, rodapés, VMC, caixilhos de portas e janelas… Há muitos locais da casa que nos esquecemos de limpar. E se há uma área específica da casa que é constantemente desperdiçada durante a limpeza, são as paredes! Ao mesmo tempo, é preciso dizer que, assim como a limpeza de janelas, esta é uma das tarefas mais trabalhosas. No entanto, a sujeira e as manchas do dia a dia (impressões digitais, manchas de graxa, etc.), como poeira, podem sujar rapidamente a parede. Porém, nem sempre sabemos como limpar e desmontar uma parede. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre essa tarefa doméstica muitas vezes esquecida.
Por que é importante limpar as paredes?
Em ambientes residenciais, como quartos ou salas de estar, as paredes podem tornar-se um terreno fértil para micróbios e poeira, o que é tudo menos saudável. Quando se trata de banheiro ou cozinha, a limpeza é particularmente importante, porque a umidade é um prazer para o mofo. Em última análise, lavar as paredes também ajuda a preservar a saúde. Isto evita o estabelecimento de microrganismos patogénicos que podem causar ataques de asma e irritação da pele e das vias respiratórias. Há também um fator estético. Os ácaros misturam-se com a sujidade que, com o tempo, embota o brilho da divisão. E se você é fumante, também poderá notar que as paredes tendem a amarelar e reter maus odores.
Tantas boas razões para limpar as paredes pelo menos duas vezes por ano!
Como limpar de forma eficaz?
Algumas sugestões:
-Se possível, mova os móveis para o centro da sala e retire molduras e decorações. Desta forma você evitará ter que lidar com todo um trecho de parede inacessível e poderá limpar atrás e embaixo dos móveis.
-Para a maioria das paredes é possível utilizar uma vassoura telescópica coberta com um pano de microfibra embebido no produto de manutenção adequado. Você poderá alcançar tudo sem se curvar, sem se cansar ou ter que se equilibrar em uma escada.
–Proceda sempre de cima para baixo para evitar gotejamentos. Dessa forma você evitará colocar sujeira de volta nas áreas já limpas.
-Depois de fazer a maior parte, passe para os interruptores, tomadas elétricas e batentes das portas.
Como limpar paredes pintadas
Para paredes pintadas, água com sabão (sabão preto, sabão de Marselha ou detergente líquido) será mais que suficiente para remover manchas! Para manchas persistentes, algumas gotas de vinagre branco em um pano serão suficientes nas superfícies internas. Acima de tudo, esfregue suavemente! Você também pode se lavar com cristais de refrigerante diluídos em água morna. Isto é muito eficaz em uma parede branca ou colorida se você quiser limpá-la bem antes de repintá-la.
Como limpar paredes de azulejos
Para o revestimento da cozinha ou casa de banho será necessária uma limpeza mais regular para eliminar a humidade e assim evitar o aparecimento de bolores que podem sujar permanentemente as paredes. Também aqui recomendamos a limpeza com água e sabão como primeiro passo. Em seguida, use suco de limão ou bicarbonato de sódio para limpar a área e evitar a formação de fungos. Não há necessidade de alvejante! Esfregue bem as juntas com uma escova de dentes adequada (ou uma escova de dentes velha!). Se estiverem muito sujos você certamente encontrará conselhos da avó em nosso artigo dedicado. Para paredes de azulejos mais sujas, a mistura de água quente e cristal de soda também faz maravilhas.
Como limpar papel de parede sem danificá-lo
Existem dois cenários aqui: ou o papel de parede é lavável ou não. No primeiro caso você pode usar água com sabão simples. No segundo você terá que ser esperto! Esfregue as manchas com pão ralado, uma borracha simples ou uma batata cortada ao meio. Você também pode absorver uma mancha com talco ou terra de Sommières. Aplique estes produtos naturais ecológicos na mancha, deixe descansar e esfregue suavemente para remover os resíduos. Nunca use um pano úmido em uma parede não lavável.