Sua cesta de frutas é constantemente invadida por pragas? Você conhece aqueles pequenos insetos marrons que muitas vezes confunde com mosquitos. Na verdade, são “moscas da fruta”. Em termos absolutos, esses bichinhos são inofensivos, não vão te morder, se é isso que te preocupa. Mas, na verdade, eles são extremamente irritantes porque se aglomeram em massa ao redor das frutas e podem transmitir doenças. O suficiente para abrir o apetite!
Você luta incansavelmente para fazê-los desaparecer, mas em vão. Na verdade, essas pequenas moscas são muito difíceis de deter. Eles sempre voltam fortes! E o que poderia ser mais irritante do que caçar dez para encontrar o dobro de suas frutas favoritas? Bem, não entre em pânico, temos soluções comprovadas. Livre-se dos produtos químicos, para se livrar deles de uma vez por todas basta usar uma dessas 3 armadilhas DIY muito simples. Atacar!
Armadilha nº 1: vinagre de maçã e detergente de louça
Para dizer adeus às moscas-das-frutas , aqui está uma primeira armadilha simples de fazer, mas ainda assim muito poderosa. Como bônus, não vai custar muito: você provavelmente já tem vinagre de maçã e saboneteira em casa.
Aqui estão as etapas a seguir:
- Pegue uma jarra, coloque um pouco de vinagre de cidra e algumas gotas de detergente líquido. Misture bem os dois ingredientes e cubra o recipiente com papel alumínio.
- Em seguida, use um alfinete para fazer pequenos furos na folha, grandes o suficiente para a passagem das moscas.
- Em seguida, prenda a folha com o anel da tampa do frasco, mas não aperte totalmente. Prenda outro pedaço de papel alumínio a este anel usando um elástico. Faça furos nesta parte também com cuidado (deve haver um pequeno espaço entre a 1ª e a 2ª camadas do filme).
- Mas tenha cuidado, não faça furos extras no interior da folha de alumínio. Deve-se ter cuidado para evitar que os buracos se alinhem, caso contrário as moscas da fruta poderão escapar mais facilmente.
Por que este método é eficaz?
Simplesmente porque as moscas da fruta são atraídas pelo cheiro da fermentação. E acontece que eles adoram o aroma fermentado do vinagre de maçã. Então a ideia é iscá-los com esse ingrediente que eles adoram e que, uma vez no pote, não conseguirão sair facilmente, por causa das camadas de papel alumínio . Uma vez presos dentro, até que você remova a tampa, eles realmente não têm escapatória. E o detergente também ajuda a matá-los mais rapidamente.
Dica: Se a sua armadilha não estiver funcionando tão bem quanto você gostaria, adicione mais sabonete com sabor de frutas.
Armadilha não. 2: garrafa de plástico
Outro método popular é fazer uma armadilha com uma garrafa de plástico. Você verá, é muito fácil mexer.
É assim que:
- Faça alguns furos pequenos na tampa de uma garrafa de refrigerante ou água mineral (2 litros).
- Volte a apertar a tampa, corte o terço superior da garrafa e reserve. Despeje um atrativo como vinagre de maçã, suco de frutas, vinho ou cerveja no fundo da garrafa.
- Em seguida, vire a tampa do frasco de cabeça para baixo e coloque-o de cabeça para baixo com a tampa como se estivesse formando um funil voltado para baixo.
- Sele a parte superior da garrafa com fita adesiva para que ela se encaixe corretamente.
- Agora tudo o que você precisa fazer é colocar a armadilha perto de onde as moscas-das-frutas tendem a se reunir.
Por que este método é eficaz?
Mesmo princípio, esses insetos seguirão seu olfato diretamente para esta armadilha. As moscas da fruta serão atraídas como um ímã pelo líquido doce e vinagre, para que possam entrar facilmente, mas o formato do funil impedirá que escapem. E pule, eles estão completamente presos aqui! A vantagem desse método é que você não precisará se preocupar com a limpeza. Você pode jogar fora a garrafa e criar outra armadilha. Simples e eficiente!
Armadilha não. 3: cone e pote de papel
Nossa técnica mais recente também não é complicada de produzir. Para capturar essas pragas, basta um cone de papel e um pote.
Siga esses passos:
- Forme um cone de papel com um pequeno furo no fundo. Você precisa inseri-lo no frasco, mas certifique-se de que não toque completamente no fundo. Não importa se o cone é muito maior que o recipiente. Na verdade, as laterais do cone e a borda da jarra devem formar uma espécie de junta sem rachaduras.
- Cole a lateral do cone de papel para manter seu formato e reserve.
- Em seguida, pegue algumas sobras de frutas para colocar no fundo do pote. Cascas de maçã ou banana também funcionam.
- Por fim, coloque o cone de papel e prenda-o com fita adesiva em volta do frasco para vedá-lo bem. Pronto, sua armadilha está pronta para uso!
Por que este método é eficaz?
As cascas e restos de frutas incorporados nesta armadilha atrairão irresistivelmente pequenas moscas. Principalmente se forem muito suculentas, como o abacaxi, aparentemente uma de suas frutas preferidas. A combinação do tamanho da pequena entrada da armadilha com o formato criado pelo cone de papel tornará muito difícil, senão impossível, que eles encontrem o caminho de volta. Aposta ganha!
Importante: tome cuidado para não deixar o furo do cone de papel muito grande, caso contrário as moscas não terão dificuldade de ir e vir.
Nota : Se você achar que essas armadilhas caseiras não estão funcionando tão bem quanto você gostaria, ainda existe a opção de comprar armadilhas comerciais nas lojas. Dito isto, um como o outro, em termos de eficiência, são todos iguais. Mas talvez você tenha uma verdadeira invasão domiciliar. Nesse caso, todas as opções são boas!
Conselhos práticos: todos os cuidados a tomar para antecipar uma possível invasão de moscas-das-frutas
Agora que você tem as melhores armadilhas para mosca-das-frutas em mãos, ficará aliviado em erradicar esse problema em casa. Pelo menos temporariamente. Porque, se a ameaça for recorrente, seria bom também tomar alguns cuidados para antecipar essa invasão e detê-la na origem.
Tenha em mente que essas armadilhas DIY só serão verdadeiramente eficazes se você estabelecer bons hábitos diariamente. Aqui estão alguns:
- Lave e refrigere os alimentos ao levá-los para casa (já que as moscas da fruta costumam ser transportadas nos produtos). Diga a si mesmo que quanto mais tempo você deixá-los amadurecer em temperatura ambiente, mais eles atrairão essas pragas. Sem falar no fato de que os ovos das moscas, depositados na superfície, podem eclodir e rapidamente se transformar em moscas adultas.
- Evite deixar seus copos de suco, vinho ou cerveja ao ar livre. Lembre-se também de sempre enxaguar bem as garrafas antes de reciclá-las. Se lavado incorretamente, mesmo o menor resíduo pode atrair moscas-das-frutas.
- Certifique-se de não deixar restos de comida na bancada da cozinha, na pia ou na mesa de jantar. E se você tiver uma caixa de compostagem, verifique se ela está bem fechada e esvazie-a regularmente.
- Esvazie as lixeiras com mais frequência para evitar o acúmulo de resíduos. Tenha o cuidado de fechá-los sempre bem com as tampas. E limpe-os com cuidado para não atrair pragas.
- Limpe o ralo da pia da cozinha e o triturador de lixo com frequência para não acumular restos de comida podres. Diga a si mesmo que este é um solo muito favorável para a reprodução das moscas-das-frutas.
- Para se livrar delas, é sempre melhor localizar a origem dessas moscas-das-frutas. Não deve ser confundido, porém, com as moscas tradicionais.
Perguntas frequentes
Qual é a maneira mais rápida de se livrar das moscas das frutas?
Manter as moscas da fruta afastadas não é um dado adquirido. Você terá que maximizar seus esforços: higiene e higienização são suas palavras de ordem. Primeiro, você precisa identificar e tentar eliminar fontes potenciais de moscas-das-frutas. Portanto, remova tudo que possa atraí-los e armazene suas frutas de maneira adequada. A partir daí, os indesejados começarão a desaparecer. É claro que as armadilhas podem acelerar o processo, prendendo as moscas restantes.
Qual isca atrai mais as moscas-das-frutas?
Sim, a boa notícia é que eles não são difíceis de atrair. São irresistivelmente atraídos por frutas já muito maduras (mesmo as podres) e por tudo que tenha gosto de fermentação. Eles também adoram vinagre de maçã, sobras de frutas suculentas e casca de abacaxi.
Por que há moscas da fruta no meu banheiro?
Normalmente, as moscas da fruta são mais visíveis na cozinha ou em qualquer outro lugar onde sejam encontrados alimentos fermentados. Se estiver perto do banheiro, você também poderá encontrá-lo. Mas, se você notar uma presença persistente naquela área da casa, provavelmente são “moscas de esgoto”. Eles podem ser facilmente confundidos com moscas-das-frutas. No entanto, esses insetos se distinguem por sua aparência empoeirada de mariposa, com antenas semelhantes a penas.
O bicarbonato de sódio é uma boa maneira de se livrar das moscas da fruta?
É claro que se seus ralos forem mantidos limpos e higienizados regularmente, você será capaz de controlar melhor o problema e sentir menos frutas e moscas. Na verdade, existe um remédio muito eficaz para combater os parasitas: 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, 1/2 xícara de sal e 1 xícara de vinagre. É a solução ideal para limpar frequentemente os canos e, ao mesmo tempo, matar larvas de moscas de drenagem. A aplicação é muito simples: despeje a mistura durante a noite e deixe agir com calma. No dia seguinte, despeje água fervente pelo ralo. Você sentirá uma clara diferença! Uma dica: se você limpar os canos regularmente, o problema das moscas ficará na memória distante.
Essas armadilhas também funcionam com outras pragas?
Essas armadilhas têm como alvo principal moscas-das-frutas, mas podem atrair outros insetos, como mosquitos, por exemplo. Dito isto, ainda existem muitas soluções simples e totalmente naturais para repelir outros insetos voadores, como mosquitos de fungo e moscas de drenagem. Dado que todas as espécies de pragas são diferentes, o controlo de pragas deve ser adaptado a cada uma.