Operação do fan coil: o guia completo (2023)

Você estava procurando uma alternativa aos radiadores e condicionadores de ar? Há um. Você já ouviu falar em fan coil? É cada vez mais popular em residências e escritórios. Mas antes de comprá-lo, seria bom saber mais sobre este dispositivo. Quais são as vantagens e desvantagens? Como exatamente funciona e funcionará como outros sistemas tradicionais? Nós contamos tudo para você.

O que é uma bobina de ventilador?

Uma bobina de ventilador
logotipo do Pinterest

Um fan coil – Fonte: spm

Portanto, antes de mais nada, saiba que o fan coil unit (FCU) é  um dispositivo que serve para aquecer ou resfriar um ambiente sem a necessidade de dutos  . Possui bobina interna,  ventilador  e unidade condensadora externa. Concretamente, este ventilador empurra o ar através da serpentina interna, para resfriá-lo ou aquecê-lo dependendo da temperatura desejada no ambiente. O ar é então circulado por todo o espaço para manter um ambiente confortável. Ou seja, como você deve ter entendido, é uma espécie de aparelho dois em um que funciona como aquecedor e ar condicionado.

Quais são os tipos de unidades fan coil?

Ao planejar a instalação de um fan coil, é necessário conhecer  a unidade externa à qual ele será conectado  para determinar o tipo de dispositivo mais adequado às nossas necessidades:

  1. Fan coil acoplado a bomba de calor ou “split”

Em combinação com uma bomba de calor (ar-água ou ar-ar) é denominado “split”. Este tipo de fan coil funciona no modo “multisplit”. Em outras palavras,  vários fan coils estão conectados à bomba de calor.  Este cenário é mais adequado para casas com muitas divisões, pois é bastante flexível e permite ajustar a temperatura adequada a cada espaço.

  1. Bobina de ventilador totalmente elétrica

O fan coil “totalmente  elétrico  ” é apresentado simplesmente  como um aquecedor elétrico auxiliar.  Nesse tipo de aparelho, uma resistência elétrica aquece o ar que passa pelo trocador. A principal vantagem deste sistema é que não produz vapor de condensação.

  1. Fan coil conectado a uma caldeira

Quando ligado a uma caldeira,  o fan coil é dedicado exclusivamente ao aquecimento  . Aqui a água quente da caldeira aquece o ar através de um permutador.

Ao explorar as diferentes categorias de fan coils, torna-se mais fácil escolher aquela que melhor se adapta às nossas necessidades específicas. Vejamos agora quais são os diferentes sistemas de regulação interna desses dispositivos.

Quais são os métodos de controle interno dos fan coils?

No mercado você encontrará os seguintes modelos:

  • Fan coil reversível de 2 tubos

Este fan coil é  o mais barato.  Possui um tubo de entrega (ou saída) e um tubo de retorno. Dependendo da época do ano, estes tubos só podem fornecer calor ou frio, mas não ambos ao mesmo tempo.

  • Fan coil de 2 tubos e 2 fios

Esta unidade foi especialmente projetada para  reduzir custos de instalação  . Portanto, está conectado apenas à rede de água gelada, mas para aquecer sua casa no inverno será necessária uma resistência elétrica adicional, através da qual o  ventilador  empurra o ar local. Como no caso dos convectores elétricos diretos.

  • Fancoil de 4 tubos

É mais caro, mas é  mais eficiente e oferece mais conforto  . Na verdade, possui dois tubos de entrega e dois tubos de retorno. Cada circuito funciona de forma independente para produzir frio e calor simultaneamente. Observe que este tipo de fan coil tornou-se amplamente disponível em supermercados, escritórios, hospitais, lojas de departamentos, etc.

Nota:  Quanto à colocação, você pode instalar este dispositivo diretamente na parede, no chão ou no teto.  Alguns até o confundem com o famoso Wall Split, um dos aparelhos de ar condicionado mais populares. 

Como funciona uma fan coil?

Ligue a bobina do ventilador
logotipo do Pinterest

Ligue o fan coil – Fonte: spm

Na verdade, o seu funcionamento é relativamente simples. Baseia-se principalmente na transferência de temperatura água-ar, o que significa que o ar que passa pelo  fan coil absorve energia de um conjunto de tubulações de água.

Para se ter uma ideia, veja como funciona exatamente:

  1. Recebe água quente ou fria pelas tubulações até chegar à serpentina ou trocador de calor.
  2. O ar entra pela parte inferior traseira e pelo filtro para impedir a entrada de sujeira.
  3. O ventilador então empurra o ar em direção à bateria.
  4. Em seguida, o ar passará pela serpentina (cujos tubos circulam a água e as aletas metálicas) e absorverá a energia de resfriamento ou aquecimento da água.
  5. O ar, uma vez aquecido ou resfriado, é imediatamente expelido pela parte superior para resfriar ou aquecer o ambiente.
  6.  Ou seja, as condensações produzidas pela mudança brusca de temperatura são recolhidas na bandeja e evacuadas através de um dreno.

Mas então, com certeza você está se perguntando qual seria a diferença entre este aparelho e os que você costuma usar? Observe em particular que  os sistemas de ar condicionado tradicionais  (split ou dutos) utilizam gás  , enquanto o fan coil utiliza água como fluido de transferência de calor, por isso requer um produtor de água quente ou fria. E, de facto, é particularmente apropriado em  sistemas aerotérmicos e geotérmicos  , uma vez que estes  sistemas de ar condicionado  são baseados em aquecimento ou arrefecimento de água. Eles, portanto, fornecem calor ou frio graças a transmissores como fan coils.

Como instalar um fan coil?

Para uma instalação correta e ideal do seu fan coil, é melhor entrar em contato com um profissional. Porque requer alguma habilidade e deve ser instalado no circuito hidráulico proveniente  da fonte de aquecimento ou resfriamento  (como o circuito de aquecimento de uma caldeira). Além disso, este circuito deve ser fechado, pois se estiver aberto poderá causar corrosão nas tubulações. Além disso, a grande diferença em relação aos  radiadores tradicionais  é que os fan coil necessitam de uma fonte de energia e, portanto, de um sistema elétrico para ter eletricidade. Graças em particular à placa eletrónica (para controlo) e ao motor que aciona o ventilador.

Aqui estão as etapas principais:

  1. Consertando a unidade.
  2. Conexão de tubulações de água.
  3. Instalação da  mangueira de drenagem.
  4. Encher o circuito de água.
  5. Circuito purgado.
  6. Conexão elétrica.

O fan coil: quais são os diferentes métodos de instalação?

Na verdade, a instalação de um fan coil depende principalmente do seu modelo. Mas o que você precisa saber é que diversas configurações são possíveis:

  1. A bobina do ventilador canalizado para tetos

Este tipo de dispositivo é  dedicado a tetos falsos  . É ideal para salas pequenas e médias. Portanto, é frequentemente visto em quartos de hospitais, escritórios ou mesmo em quartos de hotel.

  1. A bobina do ventilador montada na parede

Quanto ao fan coil embutido, é  adequado para qualquer tipo de instalação  e pode ser combinado com todos os tipos de geradores de calor.

  1. A bobina do ventilador deve ser colocada no chão

Este último modelo não precisa de uma explicação aprofundada, não é? Este tipo de fan coil foi projetado para ser simplesmente  colocado no chão!

Quais são os prós e os contras deste dispositivo?

  • Quais são os seus pontos fortes?

É verdade que, à primeira vista, o fan coil lembra estranhamente o  ar condicionado split  . Com a diferença de que este último  utiliza gás refrigerante,  ao contrário do primeiro que necessita de água para funcionar. Em essência, o Split é um sistema do tipo “ar-ar” e o fan coil é bastante “água-ar”. Esta é a principal diferença, mas existem outras.

  • A instalação é mais fácil.
  • Requer  pouca  manutenção.
  • É regulado por zonas através de termostatos individuais.
  • Possui maior eficiência energética: o que não é desprezível, visto que você conseguirá economizar energia e, portanto, terá uma conta de luz menor.
  • Integra-se facilmente com outros sistemas. 
  • Atinge rapidamente a temperatura de conforto no ambiente.
  • Seu consumo é relativamente baixo.
  • Seus componentes têm maior vida útil quando operam de forma independente.
  • Quais são seus pontos fracos?

Dito isto, também tem algumas desvantagens:

  • Garrafas térmicas e geladeiras devem ser colocadas em espaço adjacente.
  • Ocupa pouco espaço, mesmo que a unidade exterior esteja localizada no exterior do edifício, e a unidade interior pode ser instalada em vários locais no interior, escondendo as condutas nos tectos falsos.
  • Embora possa ser à prova de som, alguns modelos podem gerar mais ruído  que os Splits, por exemplo.

Perguntas frequentes

Qual é a melhor potência a escolher para um fan coil?

Para uma sala de 10 m², por exemplo, um fan coil de 1000 Watts servirá! Vamos falar uma linguagem mais simples de entender:  uma potência de 100 watts por m² é suficiente para aquecer um ambiente com isolamento médio  . Porém, você deve saber que é o modo de operação do dispositivo que define sua potência.

Quanto custa uma fan coil?

No que diz respeito ao preço de um fan coil, é necessário prever  um orçamento que varia entre 500 euros e 800 euros  . Claro, o custo deste dispositivo depende principalmente de sua potência e também de sua qualidade.