Porcelana, procaccia, purselana, erva gorda, purcacchia ou purciddan. Você conhece algum desses nomes? Provavelmente sim: são os nomes regionais de uma excelente planta, que cresce praticamente em toda a Itália: beldroegas , ou porcelana comum.
Beldroega ( Portulaca oleracea ) é uma planta de origem asiática que tem sido usada na medicina tradicional há milênios. Negligenciada nos últimos anos e tratada quase como uma erva daninha, a beldroega tem, na verdade, um passado muito nobre: até os nossos antepassados a utilizavam pelos seus excelentes benefícios para a saúde .
Na culinária, a beldroega pode ser utilizada em saladas, sopas ou smoothies. É uma rica fonte de ômega 3, contém vitaminas C e B, carotenóides, ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de bioflavonóides e antioxidantes.
A beldroega pode ser usada no tratamento de prisão de ventre, inflamação urinária, doenças associadas ao fígado, irritações (inclusive de órgãos internos). Suas folhas podem ser utilizadas para eliminar furúnculos, hemorróidas e picadas de insetos.
À beldroega são atribuídas propriedades purificantes, saciantes da sede, diuréticas e antidiabéticas. Pode ser eficaz contra diarreias e vómitos, mas também em caso de enterite aguda.