Caju: a fruta superseca que reduz o colesterol e dissolve gordura

A castanha de caju é um dos alimentos mais saudáveis ​​do mundo. Infelizmente, porém, tendemos a não conhecer os inúmeros benefícios que ela oferece. Países como Nigéria, Tanzânia, Moçambique e Brasil são os principais produtores de castanha de caju , mas também é possível comprá-la na Itália.

O caju é rico em vitaminas, fibra alimentar solúvel, minerais e muitos fitoquímicos capazes de prevenir doenças, inclusive o câncer. Os cajus têm muitas calorias (50 gramas contêm aproximadamente 275 calorias).

Eles nos fornecem inúmeras vitaminas essenciais, como ácido pantotênico (vitamina B5), pirissodina (vitamina B6), tiamina (B11) e riboflamina.
Também rico em minerais essenciais como potássio, magnésio, cobre, selênio, manganês, zinco e ferro, basta consumir um punhado por dia para ter as doses diárias corretas e nos proteger de muitas doenças.

Os ácidos graxos monoinsaturados, como o oleico e o palmitoleico, são encontrados em grandes quantidades no caju e são muito positivos para a saúde do coração, pois têm a capacidade de reduzir o colesterol ruim.

Os cajus também são ótimos para tratar a depressão . São uma excelente fonte de triptofano, um aminoácido essencial que regula os níveis de serotonina.

Este composto milagroso regula o nosso humor, melhora o sono e equilibra o nosso comportamento, diminuindo o estresse, a ansiedade e a depressão.

Assim como o amendoim, o caju também é muito alérgico. A alergia à castanha de caju é muito comum, por isso é preciso ter muito cuidado antes de consumi-la.