Os figos , frescos e secos, além de deliciosos, oferecem uma longa série de benefícios à saúde.
Esta fruta, originária do Médio Oriente e do Mediterrâneo, apresenta muitas variedades e cores, é rica em fibras alimentares e minerais (potássio, cálcio, magnésio, ferro e cobre), além de ser uma excelente fonte de vitaminas A, B, E e K.
No entanto, os figos são ricos em açúcar e têm um alto índice glicêmico. Por isso é melhor não abusar deles e consumi-los acompanhados de alimentos de baixo índice glicêmico (nozes, amêndoas ou vegetais).
Abaixo está uma lista interessante dos benefícios dos figos .
- Excelente para quem sofre de deficiência de ferro (anemia): os figos são uma excelente fonte.
- Quem sofre de problemas digestivos deve adicionar figos à dieta: são laxantes naturais, pois são ricos em fibras. Antes de consumi-los, deixe-os de molho em água por algumas horas.
- Os figos também são úteis para expelir toxinas e são considerados um dos alimentos com pH mais alcalino. É por isso que ajuda a equilibrar as condições ácidas resultantes de uma dieta rica em carne vermelha e alimentos processados.
- Os figos, principalmente os secos, são ricos em cálcio, um dos componentes mais importantes para fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.
- São excelentes no tratamento de verrugas, pois possuem propriedades antivirais.
- Beber infusão de figo ajuda a combater tosse seca, asma, dor de garganta e excesso de muco. Para preparar a infusão, ferva um figo em um copo d’água
- Os figos ajudam a controlar a hipertensão graças ao seu alto teor de potássio.
- As folhas de figueira são comestíveis e particularmente adequadas para controlar o diabetes. As folhas reduzem a quantidade de insulina que os pacientes afetados necessitam e complementam por meio de injeções.
- Os figos ajudam a reduzir os níveis de triglicerídeos, protegendo o coração. Por serem ricos em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, os figos também mantêm os níveis de colesterol sob controle.