A nutrição desempenha um papel fundamental na nossa saúde. Todos os nutrientes que colocamos no nosso corpo através dos alimentos determinarão o nosso estado de saúde, por isso uma alimentação correta, variada e saudável é muito importante para viver melhor.
Muitas vezes, porém, comemos alimentos que não nos fazem bem ou que podem até eliminar os benefícios de outros alimentos. Neste artigo sugerimos algumas combinações de alimentos para potencializar os benefícios de todos os nutrientes contidos nos diversos alimentos.
Alface e ovo . Ovo cozido costuma ser adicionado a saladas e é um bom hábito. O ovo permite que o corpo absorva melhor os carotenóides, pigmentos que dão cor aos vegetais e que são grandes aliados contra o ganho de peso.
Atum e gengibre . Esta excelente especiaria acelera o esvaziamento gástrico, reduzindo drasticamente a sensação de peso, e bloqueia algumas enzimas que promovem a inflamação. Os peixes oleosos, como o atum, são particularmente ricos em ácidos ômega 3, que evitam o acúmulo excessivo de gordura na região abdominal.
Óleo de espinafre e abacate . O óleo é rico em ácidos graxos monoinsaturados, que ajudam a regular o colesterol e a acalmar a fome, além de conter vitaminas e minerais. O espinafre sacia, apesar de ter poucas calorias.
Milho e leguminosas . O grão de bico, a lentilha e o feijão são muito ricos em fibras e nutrientes e ajudam-nos a sentir-nos saciados. O milho contém amido, um carboidrato que permite ao corpo absorver menos calorias e glicose.
Melão e uvas vermelhas . Uma salada de uva e melão é excelente para aliviar o inchaço. O melão é um diurético natural que combate a retenção de líquidos, enquanto a uva ajuda a reduzir o acúmulo de gordura.
Frango e pimenta . Alimentos ricos em proteínas, como o frango, ajudam-nos a sentir-nos satisfeitos por um longo período de tempo enquanto comemos menos. A pimenta malagueta acelera a queima de gordura graças à capsaicina.
Café e canela . Além de adoçar o café sem adicionar calorias, a canela contém antioxidantes que reduzem o inchaço abdominal. A cafeína, por outro lado, ajuda a reduzir o apetite.