Os espargos são um alimento muito presente na nossa alimentação . Saborosos e versáteis, também são ricos em nutrientes. Contêm fibra e ácido fólico e ajudam-nos a manter a pele saudável e resistente. Além disso, contém cromo, oligoelementos que melhoram a circulação e vitaminas A, C, E e K. A seguir explicamos como cultivar aspargos em casa .
A parte comestível dos aspargos é apenas o rebento tenro, que cresce principalmente no subsolo. O caule principal e as raízes formam a parte subterrânea e mais importante da planta. Se crescerem, os brotos formarão flores, frutos e sementes.
Os espargos necessitam de solo argiloso e arenoso, que lhes permita brotar sem problemas particulares e com boa drenagem . A temperatura ideal varia entre 18 e 25°C.
Os espargos podem ser cultivados a partir de sementes, mudas ou talos. As sementes devem ser colocadas em duas fileiras separadas, com cerca de 25 centímetros de distância: este é o método mais lento de cultivo de aspargos.
Com mudas ou patas a situação é diferente: em um clima ideal você pode colher vegetais depois de um ano. As pernas dos aspargos são os rizomas que podem ser separados para transplante. Devem pesar no mínimo 20 gramas, embora o peso ideal seja em torno de 60 gramas.
A melhor época para cultivar aspargos é a primavera. Eles devem ser colocados a uma profundidade de 15 a 20 centímetros, afastados cerca de 30 centímetros um do outro. Você deve tentar manter o solo livre de ervas daninhas durante os primeiros dois anos.