A canela é um tempero delicioso e muito utilizado na culinária, principalmente no preparo de sobremesas. No entanto, raramente é cultivada dentro de casa, embora a sua árvore necessite de poucos cuidados, pode viver tanto no exterior como no interior e adapta-se facilmente a um simples vaso.
A canela pode atingir uma altura alta, mas consegue manter-se a uma altura aproximada de 1,5 metros, ideal para espaços domésticos. Abaixo explicamos como cultivar canela em casa .
Você pode cultivar canela a partir de sementes ou mudas. Neste último caso, você precisa pegar um galho saudável de outra árvore e fazê-lo produzir raízes. Se optar pelo uso de sementes, será necessário obtê-las em árvores maduras e saudáveis, colocá-las em um recipiente com terra para vasos, deixá-las em local com sombra e regar regularmente.
Após cerca de 4 meses, as mudas serão transplantadas para um vaso maior, que será o definitivo. Coloque a panela em um local aquecido, onde possa receber luz, mas não sol direto. Certifique-se de que o solo esteja sempre úmido, sem regar demais.
A primeira colheita pode ser realizada após dois anos. A árvore precisará ser podada para evitar que fique muito alta.
Para colher canela é preciso cortar os galhos assim que atingirem 3 centímetros de diâmetro e cor roxa. Você precisa cortá-los a cerca de 5 centímetros do tronco principal.
Para usar a canela é preciso retirar a casca, que é a única parte comestível. Você também pode fazer isso deixando os galhos de molho por algumas horas.