Como distinguir o mel puro do mel falso

O mel é um excelente produto natural, rico em propriedades e benefícios para a saúde, aplicado há séculos na medicina tradicional em todo o mundo. O seu delicioso sabor é apreciado em praticamente todo o lado, e está muito presente nas nossas casas, sendo utilizado sobretudo na cozinha.

Porém, o mel comprado no supermercado muitas vezes não é de boa qualidade, principalmente quando o preço é “incrivelmente” baixo. O mel falso é quimicamente alterado. Um estudo norte-americano mostrou que aproximadamente 76% do mel vendido nos EUA foi alterado num processo denominado “ultrafiltração”.

Esse processo elimina não só as impurezas, mas também o pólen, e é aplicado para aumentar a durabilidade do produto. O que os consumidores não sabem é que o pólen é extremamente importante para a nossa saúde.

O mel que vem da China é um exemplo. Muitas vezes está contaminado com antibióticos ilegais e até metais pesados. Em alguns casos, a glicose é adicionada ao mel.

Nesse sentido, é aconselhável ler sempre os rótulos, para tentar obter mais informações sobre o produto que vai adquirir. Recomendamos sempre a compra de produtos fabricados na Itália: nossas regras são rígidas e os produtos são muito seguros.

Para saber se o mel é puro ou falso, você pode colocá-lo em um copo de água com algumas gotas de iodo. Se o mel ficar azul, significa que foi misturado com amido de milho.

Ao adicionar gotas de vinagre a um copo de água e mel, é possível verificar a formação de uma espécie de espuma, o que demonstraria maior contaminação pelo giz.

Se tentarmos levar uma pitada de mel a um fósforo aceso, se ele acender, é mel puro .

Além disso, se o mel não se dissolver sozinho na água, é mais uma prova de um produto puro.