Como regar o jardim corretamente para economizar água?

Aqui estão algumas dicas práticas para economizar água no jardim. Como regar bem as plantas sem desperdiçar o recurso hídrico, tão precioso para todos!

Economizando água: quando irrigar, boas práticas

Veja também o primeiro artigo sobre o tema: Horta ecológica: economize água jardinando. Em primeiro lugar, é uma questão de   verificar a previsão do tempo   : talvez o dia estivesse muito quente e seco, mas as chuvas estão anunciadas. Não é apenas uma questão de instinto, por isso não hesite em consultar diversos sites meteorológicos para obter informações.

Ainda consumimos muita água: em geral, todos os dias, um francês consome mais de 100 litros de água por dia, somando todos os usos, é muito, então não adicione mais e economize água de forma inteligente.

Quando regar o jardim?

Provavelmente já lhe dissemos que, por reputação,   a rega noturna   é mais eficaz, para que a água possa   infiltrar-se adequadamente no solo   e não evaporar imediatamente. É verdadeiro e falso ao mesmo tempo. Regar em solo quente não é uma boa ideia. Se estiver frio muito tarde da noite, é uma boa hora. Caso contrário, regue pela manhã, o mais rápido possível, para diminuir a evaporação e a queima das folhas pelo sol. Regar bem pode, em alguns casos, prevenir  doenças  .

Cuide da rega

A água deve, portanto, ser despejada com precisão,   ao redor do pescoço  , e não sob chuva leve, para evitar caracóis e ervas daninhas.

Alguns sistemas também são muito precisos e usam um temporizador ou acessórios como tubo gotejador ou mangueira.

Cobertura morta para economizar dinheiro e fazer durar

Regar é bom, mantê-lo eficaz por mais tempo é melhor! A cobertura morta traz inúmeras vantagens, sendo a mais importante a   retenção de água, retardando o fenômeno da evaporação.

Regue bem o gramado

Em geral, muitas vezes não é necessário regar  o gramado   : ele é composto por gramíneas que ficam verdes rapidamente.

Se a estação for muito seca regamos mas evitamos com cuidado os períodos em que o sol está forte: a água corre o risco de fazer uma   lupa   e o sol torrar a relva.