Nativa da África do Sul, a clivia é uma das plantas mais populares devido às suas folhas elegantes e lindas flores. A clivia lembra elegantes salões vitorianos e até poucos anos atrás era sem dúvida uma das plantas florais mais presentes em nossas casas.
Embora tenha perdido alguma popularidade nos últimos anos, a clivia ainda é muito popular e, se bem cuidada, pode nos proporcionar uma floração abundante todos os anos, composta por pétalas coloridas que podem dar um toque de alegria e estilo às nossas casas.
Abaixo listamos algumas dicas de como fazer a clivia florescer abundantemente a cada primavera e como garantir que a planta esteja saudável e destinada a durar anos.
Não é fácil fazer a clivia florescer: é uma planta que precisa de muitos cuidados e é importante ter certeza de que as raízes e as folhas estão absolutamente saudáveis e não temos problemas. Para fazer a clivia florescer todos os anos, é preciso evitar que a flor se transforme em fruto .
Onde você deve colocar a clivia?
A clivia necessita de luz constante, mas não deve ser exposta à luz solar direta. Pode tolerar temperaturas tão baixas quanto -7°C, mas isso causará a perda de suas folhas, que retornarão na primavera. É aconselhável colocar a clivia dentro de casa durante os meses mais frios, de preferência perto de uma janela e longe de radiadores. A planta tolera ar seco, mas é recomendável borrifar um pouco de água todos os dias.
Plante-o em um vaso não muito grande para que as raízes caibam bem. Clivia floresce mais quando as raízes têm pouco espaço para crescer. O solo ideal para clivia é composto por 50% de solo normal, 30% de composto e 20% de areia.
Como e quando regar clivia
Durante o inverno a planta precisa de pouca água: basta regá-la uma vez a cada 2-3 semanas. Da primavera ao outono, regue uma vez por semana. Certifique-se de que a planta tenha uma boa drenagem.
Use um fertilizante líquido com oligoelementos a cada 15 dias na primavera e no verão.
Tratamento e doenças comuns de clivia
Clivia floresce melhor se for colocada perto de janelas voltadas para o norte. Abaixo listamos as doenças clivia mais comuns.
- Folhas marrons e “queimadas” . A planta provavelmente foi exposta ao sol direto. Coloque a clivia em um canto claro, mas não exposta à luz solar.
- Manchas pegajosas nas folhas . O problema pode ser causado por pulgões. Pulverize um inseticida ecológico.
- Folhas enrugadas . Falta de água ou ambiente muito seco. Regue com mais frequência, mas não exagere.
- Tiros fracos . Muito quente. Coloque a planta em um canto mais fresco.
- A planta não cresce . Ambiente excessivamente frio.
- Folhas claras e poucas flores . Clivia precisa de fertilizante.
- Caule podre . Excesso de água e umidade. Não regue a clivia por 3 semanas.