Como lavar tênis sem estragá-los

Os tênis estão certamente entre os tipos de calçados mais populares. Nascidos para fins desportivos, são hoje utilizados em inúmeros contextos e muitas vezes acompanham-nos ao longo do dia.

Não é de surpreender, portanto, que os tênis se tornem verdadeiros coletores de sujeira que, às vezes, se torna difícil de eliminar sem comprometer a estética ou a qualidade do próprio calçado.

Quando ficam muito sujos, sempre acabam na máquina de lavar. Grande erro: o ciclo de lavagem danifica os materiais do calçado, que perderia grande parte das suas qualidades.

Para lavar corretamente o seu tênis, basta colocá-lo em um balde cheio de água morna e sabão neutro por cerca de 30 minutos. Esta operação permite suavizar a sujeira.

Após o tempo pré-estabelecido, deixando-os no mesmo balde e na mesma água, esfregamos os sapatos com uma escova de cerdas macias.

Ao terminar, retire da água e enxágue até remover todo o sabão residual. Se já estiverem limpos, é possível secá-los longe do sol e de fontes de calor (os primeiros podem deixar manchas, os segundos podem deformá-los).

As palmilhas e atacadores podem ser lavados na máquina de lavar.