Como limpar adequadamente um forno e com que frequência?

Que alegria usar o forno para preparar pratos deliciosos, saborosos e crocantes! Única desvantagem: em algum momento, você terá que limpar esse aparelho que tanto gosta. Sim, infelizmente, a sujeira adora se instalar ali. Entre manchas de gordura, resíduos de queimado e cheiros indescritíveis, olá bactérias! E, dado o seu estado opressivo, o melhor é desinfetá-lo antes da próxima refeição… Mas, é preciso dizer, esta é uma das tarefas mais tediosas que existe. Podemos ouvi-lo, mas você não tem escolha. A limpeza periódica do forno é essencial para salvaguardar a sua saúde e a dos seus entes queridos.

Bem, você sonha em reduzir esse trabalho? Fique tranquilo, há uma série de dicas rápidas e fáceis para facilitar seu trabalho. Vamos, vamos arregaçar as mangas, calçar as luvas de borracha e seguir os conselhos dos especialistas para ter um forno perfeitamente limpo.

Com que frequência você deve limpar seu forno?

Paul Bristow, diretor executivo de cozinhas modulares da GE Appliances, recomenda uma limpeza profunda do forno pelo menos a cada três a seis meses, ou mais, se necessário.   E, se notar manchas recorrentes, não as deixe espalhadas. Faça uma limpeza superficial ao longo do mês para evitar o acúmulo de bactérias. Diga a si mesmo que quanto mais você fizer a manutenção do seu forno, menos restritivo será o processo de limpeza. E, além de tornar o esforço mais suportável, um forno relativamente limpo preserva o sabor dos alimentos… menos germes!

Como você limpa o interior do forno?

Não sabe nem por onde começar? Você engasga e suspira com toda essa sujeira? Fique tranquilo, entendemos perfeitamente sua consternação. Pode parecer complicado no início, mas você verá que a satisfação de ter um forno impecável não tem preço. É a promessa de refeições mais saudáveis ​​e saborosas, por isso definitivamente vale a pena! E ao contrário da crença popular, limpar profundamente um forno não é tão complicado quanto você imagina. Desde o simples apertar de um botão até misturas para derreter gordura, aqui está tudo o que você precisa saber.

  • Use a função de autolimpeza

Hoje, muitos fornos modernos estão equipados com uma função de autolimpeza. “   O ciclo de autolimpeza é um recurso conveniente e que economiza tempo. Durante este ciclo o forno é aquecido a aproximadamente 470°C. A esta temperatura, os alimentos dentro do forno são incinerados, deixando uma pequena quantidade de cinzas. E as cinzas restantes são facilmente removidas com pano úmido.  diz Paul Bristow. Segundo ele, esse recurso é de longe a maneira mais fácil de limpar um forno. Principalmente se você não quiser  o incômodo de usar produtos de limpeza químicos ou até mesmo seus velhos truques.

No entanto, há uma grande desvantagem a ter em conta: o seu forno fica bloqueado durante três a cinco horas e emite muito calor, o que francamente não é agradável, especialmente durante uma onda de calor. Sem falar no cheiro forte que exala. Portanto, você deve ficar longe da cozinha nesse período, evitando que crianças e animais de estimação se aproximem durante o processo. O especialista dá mais conselhos: “  Não utilize produtos de limpeza comerciais ou revestimentos para fornos   neste tipo de aparelho .  autolimpante, pois isso pode danificar o revestimento de esmalte. Além disso, dependendo do modelo do seu forno, as panelas e as grelhas devem ser retiradas (…). Por último, quer utilize os ciclos de autolimpeza, limpeza a vapor ou mesmo manual, certifique-se sempre de que o aparelho arrefeceu completamente até à temperatura ambiente antes de pensar em limpar o interior do forno  . Além disso, Bristow sugere o uso repetido do recurso de autolimpeza para remover com eficácia toda a graxa e manchas difíceis. Você também pode precisar de um pouco de graxa para se livrar dos resíduos.

  • Use um limpador de forno especial

Apesar de suas desvantagens, o ciclo de autolimpeza costuma fazer um ótimo trabalho na limpeza do forno. No entanto, se você não tiver um, tudo bem, existem algumas alternativas. A opção mais comum é utilizar um limpador químico de fornos específico, disponível em supermercados e lojas especializadas. Como aplicar? Depois de remover quaisquer pedaços grandes e soltos de comida, pulverize o limpador uniformemente sobre toda a superfície interna do forno e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Isso levantará a sujeira e a graxa, facilitando sua remoção posterior.

Nota   : como os produtos químicos são potentes, é sempre preferível abrir as janelas para ventilar bem a cozinha. Também é aconselhável usar luvas e máscara na limpeza do forno.

  • Use um limpador caseiro
Uma tigela de bicarbonato de sódio
logotipo do Pinterest

Uma tigela de bicarbonato de sódio – Fonte: spm

Precisamente, preferimos evitar essas restrições. E como há muitas crianças e animais de estimação em casa, você deve limitar ao máximo o uso de produtos químicos. Neste caso, os remédios naturais são para você! Você está procurando ingredientes de alta qualidade? Este trio vai te surpreender: usando   bicarbonato de sódio  , vinagre branco e água, você obterá a solução natural mais eficaz.

“   Recomendamos frequentemente evitar produtos de limpeza químicos para fornos em favor de uma solução simples e segura que ainda proporcione resultados impressionantes. Um ótimo limpador caseiro é a combinação de bicarbonato de sódio e água. Este produto atua como abrasivo e, quando combinado com água, dissolve mais facilmente partículas de alimentos queimados   ”, afirma Jessica Samson, Diretora Nacional de Marca da The Maids. “   Faça esta pasta e aplique generosamente na superfície interna do forno. Deixe por pelo menos 20 minutos (de preferência mais, se possível) para quebrar os alimentos queimados  ”, continua. Você também pode adicionar um pouco de vinagre branco à solução para aumentar o poder de limpeza. Para isso, basta borrifar vinagre por cima e deixar descansar pelo mesmo tempo. Em seguida, use uma esponja não abrasiva para esfregar suavemente todas as superfícies e limpe com um pano úmido. Deixe secar. Seu forno nunca brilhou tanto!

  • Remova e submerja as grelhas
Mergulhe as grelhas
logotipo do Pinterest

Molhe as grelhas – Fonte: spm

“   Não importa o tipo de forno que você possui, a melhor forma de limpar as prateleiras é retirá-las completamente do eletrodoméstico e mergulhá-las em água fervente com um pouco de detergente   ”, explica Ron Shimek, presidente da Mr. Appliance. Quer saber onde seria o melhor lugar para lavá-los? O especialista tem a resposta. “   A banheira é um bom lugar para molhar   as prateleiras do forno  , mas obviamente você terá que limpar a banheira depois. Após duas horas de imersão, esfregue as grelhas com uma escova dura, enxágue e seque antes de voltar ao forno.   “E agora, voilá!

  • Adicione bicarbonato de sódio para remover manchas difíceis

Você ainda está percebendo manchas teimosas? Não há necessidade de ferver a água, você também pode usar a mistura de bicarbonato de sódio e água com o borrifador de vinagre. Mas o segredo é deixar essa solução descansar por tempo suficiente para que os ingredientes façam sua mágica. Depois disso, você verá, o atrito será muito rápido. E o resultado impressionante!

  • Use a função de autolimpeza para grelhas de porcelana

Suas churrasqueiras são de porcelana e não de metal? Neste caso a Bristow convida-o a deixá-los no forno durante o ciclo de autolimpeza. E se você tiver sorte, seu forno pode ter uma opção de “limpeza a vapor” que remove rapidamente pequenos respingos de comida das prateleiras. Como bônus, este ciclo requer muito menos calor do que a autolimpeza convencional. “   A limpeza a vapor não requer produtos químicos, por isso as panelas e grelhas padrão podem permanecer no forno durante a limpeza. Deve ser usado com mais frequência do que a autolimpeza para evitar que manchas persistentes cozinhem mais   ”, explica o especialista.

Como limpar os botões do forno?

Botão do forno
logotipo do Pinterest

Botão do forno – Fonte: spm

  • Um pano de microfibra para limpar espinhas

Um simples pano de microfibra úmido resolverá o problema para limpar completamente os botões do forno. Se o trabalho exigir, use um pano com um pouco de sabão ou um lenço descartável.

  • Evite borrifar diretamente nas espinhas

Shimek alerta contra a pulverização direta dos botões do forno com produtos de limpeza domésticos. “   Tenha cuidado, o líquido pode ficar atrás dos botões e interruptores, causando curto-circuito no painel de controle   ”, diz ele. “   Em vez disso, borrife um pano com um limpador líquido e depois limpe os controles para evitar curto-circuito   ”, aconselha.

Como você limpa as portas de vidro do forno?

  • Misture o bicarbonato de sódio até formar uma pasta

Concordamos, por ser frágil e delicada, a porta de vidro do seu forno exige uma abordagem mais delicada do que as prateleiras, pois o vidro é muito mais sensível a arranhões. Portanto, produtos abrasivos devem ser proibidos. Em vez disso, escolha uma técnica de lavagem menos agressiva.

“   Para limpar o vidro da porta do forno sem arranhá-lo, misture bicarbonato de sódio e água até formar uma pasta grossa. Espalhe generosamente essa pasta sobre o copo e deixe descansar por 20 minutos ou mais   ”, explica Jessica Samson. “   Em seguida, retire delicadamente a pasta com um pano de microfibra, enxágue abundantemente com água e seque a porta até dar brilho.   » Brilho garantido!

  • Limpe o vidro com um limpador de vidros especial

Alternativamente, você pode borrifar água com sabão ou limpador de forno. Para finalizar o trabalho, use limpador de vidros comum ou apenas um pouco de vinagre diluído em um pano macio para dar brilho extra.

  • Remova poeira e detritos de áreas escondidas

Às vezes,   a porta de vidro do forno   é feita de dois pedaços de vidro, o que pode causar acúmulo de migalhas, poeira ou manchas de gordura com o tempo. Não se preocupe, a tarefa não é complicada, embora exija algumas etapas adicionais. Primeiro, abra a porta e coloque-a sobre a perna para apoiá-la bem (para evitar que caia e quebre). Em seguida, desparafuse a parte superior da porta. Depois de desparafusado, você terá acesso às camadas intermediárias. Para limpar poeira e migalhas, use uma mangueira de vácuo com bico pequeno. Para remover a gordura, use uma esponja úmida com cabo longo.

Perguntas frequentes

A lã de aço pode ser usada para limpar um forno?

NÃO. O interior do forno é em porcelana ou aço inoxidável. Ambos os materiais podem ser danificados pela lã de aço. Por outro lado, usar lã de aço para limpar carvão queimado em grelhas de metal é perfeitamente aceitável.

Como você limpa um forno elétrico ou a gás?

Você pode limpar um forno a gás da mesma forma que um forno elétrico. Porém, no caso do forno a gás, deve-se ter muito cuidado para não pingar a pasta de limpeza no queimador a gás, sob as aberturas de ventilação na parte inferior do forno. Para evitar esse problema, basta cobrir a ventilação com papel alumínio durante a limpeza.

Como você limpa o plástico derretido do forno?

Muito simples: segure um cubo de gelo ou uma bolsa de gelo contra o plástico derretido para congelá-lo e torná-lo quebradiço. Em seguida, use uma faca ou ferramenta afiada para raspar o plástico.