O brócolis é um vegetal muito utilizado em nossa culinária. Eles são nutritivos e deliciosos e trazem muitos benefícios à saúde. Contêm muitos nutrientes, entre eles vitamina C, pró-vitamina A, ferro, betacaroteno, ácido fólico e potássio, e podem ser plantadas em casa: a seguir explicamos como.
Para cultivar brócolis em casa você deve primeiro escolher o tipo. Recomendamos o uso da variedade friarielli (também chamada de rapini, nabo e brócolis), pois amadurece mais rapidamente (40-55 dias) e pode ser plantada na primavera.
Cultivando brócolis em casa Para plantar brócolis você pode começar com sementes ou brotos. Se escolher a primeira opção, terá que germiná-los em um pequeno recipiente com pequenos furos na base.
Depois de plantado em vaso grande com pelo menos 30 cm de profundidade, deve-se verificar a acidez do solo: é aconselhável usar um com pH entre 6,0 e 7,0.
Se o nível de pH do solo for inferior a 6,0, adicione um composto ácido. Se o pH estiver acima de 7,0 adicionar grânulos de enxofre.
Se você decidiu plantar sementes de brócolis, faça buracos com cerca de 1,5 cm de profundidade e separados por cerca de 8 a 10 cm. Coloque 3-4 sementes em cada buraco antes de cobri-lo com terra para vasos.
Regue abundantemente, tentando umedecer todo o solo sem deixar acúmulos de água: o brócolis prefere uma boa drenagem. Você pode usar um borrifador para umedecer o solo.
Os brócolis podem germinar mesmo em temperaturas tão baixas quanto 4°C. Ao cortar os caules em ângulo, a planta terá mais facilidade para reter água.