Além de conferir às nossas casas um aspecto deteriorado e descuidado, o acúmulo de umidade e mofo nas paredes gera mau cheiro e pode ser perigoso para a saúde. Felizmente existem alguns remédios muito simples que nos permitem eliminar essas manchas horríveis.
Muitos são os motivos que podem causar acúmulo de umidade nas paredes : vazamentos de água nas tubulações, ralos entupidos que geram acúmulo de água, infiltrações no telhado ou rachaduras ou excesso de umidade dentro de nossas casas.
A primeira coisa a fazer para eliminar manchas de mofo nas paredes é identificar e resolver a causa subjacente.
Neste sentido, é fundamental ventilar adequadamente os ambientes e mantê-los limpos para evitar o acúmulo de ácaros e mofo. Abaixo listamos alguns remédios eficazes contra o acúmulo de umidade nas paredes da sua casa .
1. Use sal marinho para locais fechados
O sal marinho é uma substância natural que pode ajudar a eliminar a umidade em espaços fechados, pois é capaz de desinfetar e prevenir a formação de manchas escuras de mofo.
Encha os sacos com sal e coloque-os dentro dos armários ou despensas.
2. Use bicarbonato de sódio
Outra opção econômica para eliminar manchas e maus odores causados pela umidade nas paredes é o bicarbonato de sódio. Este composto não faz mal à saúde e é capaz de bloquear a formação de bactérias e fungos, além de possuir grande capacidade de absorção.
Aplique um pouco de bicarbonato de sódio diretamente nas manchas e deixe descansar por algumas horas. Por fim, remova-o com uma escova de dentes.
3. Elimine a umidade com bórax
Este composto é muito eficaz contra mofo e bolor e é muito menos prejudicial ao meio ambiente que o alvejante. É utilizado na limpeza doméstica, mas também é uma excelente solução contra a umidade nas paredes.
Coloque luvas e despeje uma colher de sopa de bórax em dois litros de água. Use uma escova de dentes para aplicar a solução nas manchas de mofo, espere 30 minutos e depois limpe com um pano limpo.
4. Aplique talco
Despeje talco de bebê diretamente sobre as manchas de umidade e esfregue com um pano seco. Deixe o pó de talco penetrar e repita várias vezes, se necessário.
É importante ressaltar que as soluções descritas acima só são eficazes quando o problema está no início. Se o molde retornar ou estiver presente há muito tempo, será necessário chamar um profissional.