Pela sua beleza e longa floração, as orquídeas são plantas tropicais muito apreciadas. Porém, com o tempo, as raízes podem transbordar do vaso por falta de espaço; mais cedo ou mais tarde estes acabam secando e apodrecendo. Além do replantio, você também precisa pensar em reproduzir suas orquídeas. Mostramos um truque simples!
Cultivar orquídeas em casa não é tão difícil quanto parece. E embora esta operação possa parecer complexa e só verdadeiros conhecedores possam realizá-la – na realidade existe um truque simples para reproduzi-los facilmente em casa.
Orquídea: uma breve história…
A orquídea é uma das maiores famílias de plantas, com mais de 25.000 espécies. Com sua beleza, formas e cores espetaculares, a orquídea fascina os amantes das plantas há séculos. Aparecendo há quase 200 milhões de anos, essas flores suntuosas se espalharam por todo o mundo. Na verdade, o primeiro documento que se refere às orquídeas está na obra “Investigação sobre as plantas”, datada de cerca de 300 a.C., escrita por Teofrasto, considerado o pai da botânica. No entanto, a planta foi identificada como “orquídea” no século I por Pedanius Dioscorides, um botânico grego, farmacologista e médico do exército romano, na sua obra enciclopédica “De Materia Medica” que lista as plantas medicinais e o seu poder curativo. Dada a sua popularidade, diversas dicas têm sido compartilhadas pelos amantes desta planta.
Como criar uma orquídea com o truque da garrafa plástica?
Você não precisa ser um especialista ou ter talento para fazer orquídeas florescerem em casa. Tudo que você precisa é de uma garrafa plástica e alguns minutos de concentração. Mostramos as etapas a seguir abaixo:
Reproduzindo uma orquídea: o que você precisa:
- Pelo menos 2 ramos de orquídea
- Um pouco de musgo (Sphagnum)
- 2 elásticos
- Uma garrafa de plástico vazia
- Um cortador ou tesoura
- Um pouco de álcool
Reprodução de uma orquídea: como proceder?
- Primeiro, corte uma muda de sua planta com um cortador ou tesoura esterilizada. Você também pode pegar uma única estaca e cortá-la ao meio para obter duas hastes de tamanhos iguais.
- Corte a flor se ela ainda estiver presente.
- Coloque a espuma em uma tigela, borrife com um pouco de água e esprema com as mãos. Em geral, o musgo esfagno é um musgo ideal, muito adequado para o cultivo de orquídeas. Assim, ajuda a criar a atmosfera tropical em torno das raízes da orquídea.
- Enrole musgo hidratado ao redor da ponta de cada corte e prenda com elásticos para que fique firme.
- Agora é hora de preparar sua garrafa plástica. Corte-o ao meio com um cortador para poder encaixar as duas partes.
- Encha a garrafa com 2 centímetros de água e coloque as mudas no fundo para que o musgo fique bem imerso na água.
- Feche o frasco inserindo a parte superior na parte inferior.
- Depois, com uma agulha ou furador, faça alguns furos na rolha (pode aquecê-los para facilitar a operação).
- Feche o frasco e coloque-o em local bem iluminado por 2 semanas. Certifique-se de manter sua planta longe de correntes de ar e calor excessivo.
- Quando as raízes aparecerem, será hora de plantar as mudas em um vaso.
Com este truque simples você poderá facilmente reproduzir orquídeas em casa e se cercar de suas lindas e requintadas flores.