Descubra como plantar um tomateiro para que nunca falte nas suas receitas

O tomate é uma fruta proveniente de uma planta herbácea nativa da América Central, México e parte da América do Sul. Esta deliciosa fruta é cultivada em todo o mundo e utilizada em saladas, massas, molhos, ensopados, conservas, sopas, sucos e muito mais.

É um excelente alimento e fornece grande quantidade de vitaminas. É consumido cru e cozido. E é por isso que hoje vamos te ensinar como cultivar em casa, para que você possa cuidar dele, vê-lo crescer e depois ter o prazer de comê-lo.

Ter o seu próprio tomateiro é muito simples, então prepare-se para aproveitar essa iguaria da natureza e se tornar um grande cultivador.

1- Selecione a variedade de tomate
Selecionar o tomate que deseja plantar é a primeira ação que você precisa realizar para cultivar tomate. Se você quer um tomate redondo, um tomate perita, um tomate cereja ou o tomate que mais gosta de comer, agora é a hora de escolher.

2- Quando plantar tomate
A melhor época para plantar tomate é a primavera e o verão no hemisfério sul. Nesta fase, a luz que dá ao tomate o seu modo ideal é de cerca de seis a dez horas. Caso queiramos plantar no inverno ou no outono, isso só será possível se protegermos a nossa cultura com plástico ou algo semelhante a uma estufa.

3- Corte o tomate escolhido em rodelas,
depois de escolher a variedade de tomate que mais gosta, deve-se cortá-lo em rodelas finas. Pode ser uma em bom estado ou já um pouco desbotada, você só vai precisar de 4 fatias para dar curso à sua planta.

4- Coloque as rodelas no chão
Depois de cortar as rodelas de tomate, coloque-as diretamente no chão, quer você tenha um jardim, um vaso ou um balde onde irá cultivar os tomates. Agora coloque um pouco de terra sobre eles, só para cobri-los.

5- Regue um pouco
Depois que os tomates estiverem cobertos de terra, é necessário adicionar um pouco de água, mas lembre-se que só é necessário um pouco. O ideal é fazer com aspersor para evitar que a água seja abundante e estrague o nosso processo de germinação. Lembre-se de regar sempre que vir o solo secar. Ele sempre precisará de você para manter sua umidade.

6- Espere brotar.
A espera será de duas a três semanas, dependendo de quando você plantar e das condições do seu exterior como temperatura, umidade, ventilação, entre outras. Provavelmente vários aparecerão, mas se não, você pode tentar novamente.

7- Cuide da planta
O tomateiro não exige muitos cuidados, mas precisará de pelo menos 6 horas de luz (se conseguir 8 ou 10 será mais do que muito produtivo). A rega deve ser constante e profunda porque requer raízes grandes.

8- Prevenir parasitas
O tomate pode ter inimigos como aranhas vermelhas, pulgões, formigas e lagartas. Em todos esses casos podem ser tratados com óleo de nim e sabonete de potássio. Também é eficaz prevenir essas pragas pulverizando esses componentes e canela nos caules e folhas.