14 remédios naturais para se livrar da psoríase do couro cabeludo

Não deve ser confundida com a dermatite seborreica, a psoríase do couro cabeludo é caracterizada por manchas de crostas brancas por vezes dolorosas, caspa grande, comichão e vermelhidão mais ou menos intensas. Os surtos podem ser observados no pescoço, mas esta doença de pele não contagiosa pode se espalhar ao redor das orelhas e na parte superior do crânio. Diante desta doença crônica favorecida por diversos fatores (hereditariedade, estresse, fadiga nervosa, tabaco, álcool, uso de certos medicamentos, etc.), diversos remédios caseiros naturais podem ser utilizados para acalmar a irritação associada à psoríase do couro cabeludo. O suficiente para reduzir a caspa e obter um alívio duradouro.

1) Bons hábitos em caso de psoríase no couro cabeludo

-Em primeiro lugar   , evite coçar   para não favorecer o aparecimento de escamas. Pode irritar ainda mais a pele e piorar as condições, retardando a cicatrização. Isso é chamado de fenômeno de Koebner. Para aliviar os arranhões, borrife o crânio com água bem fria.
-Use uma escova de cerdas macias e ponta redonda para escovar sem irritar o couro cabeludo. E acima de tudo, seja muito gentil.
-Seja coque, rabo de cavalo ou trança,   afaste os penteados muito justos  . Cuidado também com bandanas, bonés e outros chapéus que sufocam o couro cabeludo.
-Além disso,   limite o uso de aparelhos de aquecimento. Por exemplo, coloque o secador de cabelo em uma temperatura fria para reduzir o risco de irritar a pele com o calor.
-Em geral, reduza ao máximo os tratamentos químicos e penteados irritantes: permanentes, bobes, colorações… Eles não fazem nenhum favor à sua pele, principalmente em caso de crise já declarada.

– ANÚNCIO –

2) Encha seu prato com ômega-3

Muitas vezes pensamos em tratamentos de pele. Mas   também há saúde em jogo  , mesmo no caso da psoríase do couro cabeludo! Neste sentido, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, os ómega-3 são muito eficazes. Eles são encontrados tanto em suplementos alimentares, como óleo de peixe ou óleo de linhaça, quanto em alimentos do dia a dia: peixes oleosos, nozes, etc. Além de outros tratamentos, consuma até 3 g de ácidos graxos por dia.

3) Aloe vera

Aplicado até três vezes ao dia nas áreas afetadas pela psoríase, o gel de aloe vera ajuda a acalmar o couro cabeludo de forma muito eficaz. Seu poder aqui reside em suas propriedades restauradoras e antiinflamatórias. Isso reduz a coceira e acalma a inflamação que causa manchas e escamas vermelhas. Este é um dos   remédios mais suaves e eficazes   para tratar a psoríase do couro cabeludo.

4) Vinagre de maçã

Se você tiver lesões profundas ou pele rachada,   este remédio natural deve ser evitado  . Caso contrário, você pode definitivamente usá-lo para aliviar a coceira associada à psoríase no couro cabeludo. Basta aplicá-lo várias vezes por semana nas áreas afetadas após diluir em partes iguais com água. Para evitar irritar a pele, lembre-se de enxaguar o vinagre de cidra (de preferência não pasteurizado) após cada aplicação.

5) Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ajudar a aliviar a coceira e reduzir a inflamação do couro cabeludo. Para isso, misture uma colher desse pó branco em um copo pequeno de água e aplique esse líquido nas áreas a serem tratadas com um algodão ou pano.

6) Óleo de coco ou óleo de abacate

O óleo de coco e o óleo de abacate são dois óleos vegetais ricos em gorduras boas que ajudam a regenerar a pele e ajudam a combater a   descamação do couro cabeludo  . Como usá-los? Selecione um desses óleos e massageie algumas gotas no couro cabeludo. Se desejar, você pode aquecê-los um pouco antes da aplicação. Em seguida, deixe agir por 20 minutos sob a touca de banho antes de lavar.

7) Um banho de aveia

A aveia é   muito calmante  e, portanto, muito popular entre peles sensíveis e irritadas. Você pode então preparar um banho quente e leitoso com aveia em pó (cerca de 80 g) para diminuir a sensação de coceira e irritação. Apenas lembre-se de molhar bem o couro cabeludo por cerca de quinze minutos. Este banho deixará sua pele macia e seu crânio acalmado por muito tempo.

8) Óleo essencial de tea tree

O óleo essencial da árvore do chá é um excelente antiinflamatório e antiinfeccioso. É portanto o produto ideal para reduzir as manchas vermelhas associadas à psoríase do couro cabeludo. Se este óleo passar no teste de alergia (aplicado na dobra do braço durante 24 horas) e o médico não encontrar contra-indicações, adicione 2 ou 3 gotas à dose habitual de shampoo. Para uma   forma muito leve de psoríase no couro cabeludo  , isso pode fazer muito bem. No entanto, isso pode não ser suficiente para casos graves.

9) Alho

O alho tem notáveis ​​propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e atua eficazmente nas infecções da pele. Para utilizá-lo, deve-se misturar e misturar em partes iguais com aloe vera antes de aplicar no couro cabeludo. Deixe agir por 15-20 minutos antes de enxaguar abundantemente.

10) Um banho de sal marinho ou sal Epsom

Muitas vezes ouvimos sobre os efeitos do sal marinho ou dos banhos de sal Epsom. São conhecidos pelo seu efeito anti-stress, mas também podem ajudar a reduzir os sintomas associados à psoríase do couro cabeludo, principalmente acalmando a pele. Além disso, não hesite em tomar banho com adição de um desses sais ou sulfato de magnésio. Mergulhe o couro cabeludo por 15 minutos e depois lembre-se de hidratar as áreas tratadas.

11) Cúrcuma

A cúrcuma é um antiinflamatório e antioxidante muito eficaz. Assim como o ômega-3, pode ser utilizado na cozinha (fresco ou em pó) para dar sabor e colorir pratos, aproveitando seus benefícios. Caso contrário, também pode ser utilizado na forma de suplemento alimentar, lembrando que a dose recomendada é entre 1,5 e 3 g por dia.

12) Vitamina D

A exposição ao sol sem excesso pode ser benéfica para algumas doenças de pele, nomeadamente porque permite abastecer-se de vitamina D. Por isso lembre-se de tomar sol todos os dias durante 10-15 minutos com um bom protector solar como protecção e evitando as horas de sol. quais os raios UV são mais fortes. intenso. Você também pode complementar com uma dieta rica em vitamina D.

13) Folha de Azevinho Mahonia

A casca da raiz do azevinho mahonia (  Berberis aquifolium   ou   Mahonia aquifolium  ) possui propriedades antiinflamatórias e antibacterianas. Para aproveitar seus benefícios, adquira um creme composto por 10% de   Mahonia aquifolium  .

14) Shampoo com ingredientes benéficos

Vendidos sem receita nas farmácias, alguns shampoos contêm ingredientes benéficos para a psoríase do couro cabeludo. Isto é especialmente verdadeiro para ácido salicílico, hamamélis e alcatrão de carvão (2 a 10%).

Estes remédios naturais para a psoríase do couro cabeludo podem ser adequados para as formas leves ou podem ser usados ​​como complemento ao tratamento prescrito pelo dermatologista, se este concordar para as formas mais graves. Esta preciosa ajuda oferecida pela natureza permite acalmar a coceira e a dor com os meios disponíveis. No entanto, estas soluções não se destinam a substituir a experiência de um especialista em saúde. Em caso de dúvida, não hesite em consultar um especialista.