Donas de casa inteligentes nunca jogam fora esponjas de louça – eis o porquê

As esponjas podem ter muitos usos. Além de utilizá-los para lavar louça e limpar superfícies de cozinha, essas pequenas ferramentas são capazes de realizar outras funções inusitadas. Você pode até usá-los para jardinagem! Explicamos como proceder.

Utilizada diariamente, a esponja é uma ferramenta indispensável para a limpeza da casa. Como resultado, ele rapidamente se transforma em um ninho de bactérias e precisa ser substituído regularmente. Mas antes de jogar fora, o ideal seria aproveitar ao máximo essa pequena ferramenta de limpeza. Aqui está um truque original que você pode adotar no jardim.

Como usar a esponja de prato no jardim?

Você decidiu se livrar da esponja da cozinha? Se esta ferramenta não estiver totalmente danificada, saiba que ainda pode ser adequada para a manutenção do seu jardim, desde que a desinfete bem.

A esponja de prato, uma ferramenta prática para hidratar plantas

Para começar, coloque algumas gotas de água sanitária em um recipiente cheio de água. Em seguida, mergulhe a esponja e deixe agir por uma hora para desinfetá-la, depois enxágue bem. Em segundo lugar, corte a esponja em pedaços pequenos. Em seguida, misture a terra com a perlita e pedaços de esponja. Você pode cobrir o solo da planta com perlita antes de regar generosamente. Esta matéria-prima permitirá então arejar o solo e melhorar a drenagem. A esponja garantirá a hidratação contínua da planta. É a solução ideal para plantas que adoram solos húmidos.

A esponja também pode ser usada para semear novas sementes. Basta mergulhar a esponja em água e colocá-la num prato. Em seguida, enterre as sementes fazendo um pequeno furo no centro da esponja. Em seguida, cubra o suporte com filme plástico. Para que a planta semeada cresça bem, guarde-a em local aquecido. Borrife as esponjas regularmente para mantê-las úmidas e depois de algumas semanas as mudas começarão a brotar!

Outras maneiras engenhosas de usar esponjas para lavar louça

Pouca gente sabe, mas existem diversas maneiras de reciclar esponjas velhas, mesmo as mais gastas.

Guarde as esponjas para trabalhos “sujos”!

Quando uma esponja de louça não é mais adequada para lavar louça, você ainda pode usá-la para limpar itens sujos. Isto pode ser usado, por exemplo, para limpar caixotes do lixo, pneus de automóveis ou outros trabalhos domésticos. Em particular, certifique-se de sempre limpá-lo e desinfetá-lo. Tenha cuidado para não misturar acidentalmente esta ferramenta com uma esponja de louça. Então selecione uma cor para esta tarefa única ou corte um pedaço da sua esponja para diferenciá-la das demais.

Remova cabelos e fiapos com esponjas de prato

Se você tem um animal de estimação, os conselhos a seguir podem ser de grande ajuda para você. Trata-se de umedecer uma esponja velha e usá-la para limpar algumas superfícies cobertas de pêlos ou fiapos de animais.

Proteja pratos frágeis com esponjas velhas

Você não precisará mais jogar fora suas esponjas velhas, basta utilizá-las para proteger seus utensílios ou louças em uma caixa durante a mudança. Esta ferramenta pode ser usada como embalagem protetora para amortecer choques durante o transporte.

Se você acha que suas esponjas antigas perderam a utilidade, você está errado. Com estas novas ideias, eles farão um retorno brilhante.