Cãibras nas pernas podem ser extremamente dolorosas e irritantes, especialmente quando ocorrem enquanto dormimos. As cólicas noturnas são contrações repentinas e involuntárias dos músculos da panturrilha, que podem causar dor e dormência.
A duração das cólicas noturnas pode variar de alguns segundos a vários minutos e, embora a dor não demore muito para aliviar, a dormência e a dor podem permanecer.
As causas das cãibras na panturrilha são desconhecidas. Porém, existem fatores que podem causar ou piorar a situação, e a seguir listamos os mais comuns.
Desidratação . Os tecidos musculares são compostos por 75% de água, razão pela qual a desidratação pode promover contrações musculares dolorosas. A água também intervém na correta distribuição dos nutrientes no corpo. Sem água, seus músculos ficarão privados de nutrientes e eletrólitos essenciais.
Deficiências nutricionais . Qualquer desequilíbrio entre eletrólitos no corpo pode contribuir para cólicas noturnas. Sódio, potássio, cálcio e magnésio são essenciais para os impulsos nervosos e contrações musculares, e a deficiência de um ou mais desses nutrientes pode causar cãibras.
Hipotireoidismo . Baixos níveis de hormônios da tireoide contribuem para músculos mais fracos. Esta condição pode reduzir a absorção de cálcio, cuja deficiência está associada a dormência e dor.
Para prevenir cólicas noturnas sugere-se beber bastante água, para evitar a desidratação. Fazer exercícios de alongamento antes de dormir pode ser de grande ajuda na prevenção desse incômodo problema.
Certifique-se de seguir uma dieta rica em magnésio (nozes e sementes), potássio (bananas, tâmaras e laranjas). Mergulhar os pés em água morna com um pouco de bicarbonato de sódio pode ajudar a prevenir cólicas.