As plantas libertam oxigénio onde quer que se encontrem e algumas delas são particularmente adequadas para melhorar o ar da sua casa.
Além disso, as plantas podem purificar o ar da sua casa, removendo mofo e toxinas e melhorando a sua saúde.
Um estudo realizado pela NASA conseguiu estabelecer as melhores plantas decorativas para se ter em casa, ou seja, as mais eficazes na remoção de toxinas, poeira e produtos químicos do ar. A NASA elaborou uma lista de plantas e especificou a quantidade: em um apartamento de 80 metros quadrados é preciso colocar 3 ou 4 delas.
As 6 melhores plantas para purificar o ar em casa
- Hera (Hedera elix) : uma planta que não pode faltar em nossas casas. É muito poderoso e em mais 67 remove 58% das partículas fecais e 60% das toxinas.
- Falange (Chlorophytum comosum) : excelente para absorver toxinas como monóxido de carbono, formaldeído e estireno. Além disso, é capaz de realizar fotossíntese com pouca luz. Apenas uma planta é suficiente em um espaço de 200 metros quadrados.
- Spatafillum (Spathiphyllum) : Remove toxinas como formaldeído e tricloroetileno do ar.
- Aloe vera : ideal para aumentar o nível de oxigênio em casa e absorver dióxido de carbono, formaldeído e monóxido de carbono.
- Sansevieria : é excelente para guardar no quarto, pois é capaz de produzir mais oxigênio durante a noite.
- Figo de borracha (Ficus elastica) : não necessita de muita luz, e é muito eficaz na purificação do ar do formaldeído. Porém, por ser venenoso, não é recomendado mantê-lo em casa se você tiver filhos ou animais de estimação.