Folha de oliveira: antibiótico, previne acidente vascular cerebral, trata hipertensão, Alzheimer e diabetes

As folhas de oliveira eram utilizadas no Antigo Egito para tratar inúmeras condições de saúde, fornecer energia, reduzir a pressão arterial e proteger o sistema cardiovascular. A maior parte dos benefícios das folhas de oliveira se deve à oleuropeína, substância que também confere às azeitonas o seu sabor típico.

O extrato de folha de oliveira é uma fonte rica em oleuropeína e é vendido em muitos fitoterapeutas. Nos anos 1800, essas folhas eram usadas para reduzir a febre e, algumas décadas depois, para tratar a malária.

Com excelentes propriedades antibacterianas, o extrato de folha de oliveira tem sido utilizado ao longo da história para tratar diversas doenças: candidíase, meningite, pneumonia, gripe, herpes, malária, fadiga crônica, infecções do trato urinário e de ouvido.

As azeitonas, que fazem parte da dieta mediterrânica, contêm a mesma substância que confere às folhas desta árvore a maior parte dos seus benefícios.

Você pode encontrar extrato de folha de oliveira na forma de comprimidos ou óleo. Se você mora perto de oliveiras, pode preparar uma infusão colocando algumas folhas não tratadas em uma xícara de água fervente.