Mais que calmante: a camomila também cura essas condições

Utilizado há séculos para prevenir e tratar inúmeras doenças, o chá de camomila é um dos mais consumidos no mundo graças sobretudo às suas propriedades calmantes e digestivas.

Mas a camomila oferece muitos outros benefícios para a nossa saúde, sendo uma das plantas medicinais mais eficazes no tratamento e prevenção dos seguintes problemas de saúde, graças às suas excelentes propriedades terapêuticas .

Digestão . O chá de camomila ajuda a relaxar todo o sistema digestivo, promovendo o trânsito intestinal e aliviando dores abdominais e indigestão.

Ansiedade . As propriedades calmantes da camomila são sem dúvida as mais conhecidas. Um bom chá de ervas pode nos acalmar se estivermos um pouco chateados, auxiliando no sono e nos fazendo descansar durante a noite.

Estresse . A camomila acalma o sistema nervoso em momentos de particular estresse, ajudando-nos a lidar melhor com situações difíceis. A camomila também tem um leve efeito sedativo.

Diabetes . O consumo diário de camomila ajuda a manter o índice glicêmico, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue, sob controle.

Defesas . A camomila pode reduzir infecções do trato digestivo, melhorando a flora intestinal. O sistema imunológico, que começa nos órgãos do sistema digestivo, fortalece e nos ajuda a evitar infecções e outras condições semelhantes.

Couro . O chá de camomila ajuda a proteger as células contra danos externos. Além disso, o conteúdo de compostos fenólicos e taninos ajudam a retardar o envelhecimento celular e promovem a produção de colágeno.

Dor menstrual . Os efeitos calmantes a nível digestivo e as propriedades anti-inflamatórias e analgésicas da camomila fazem dela um excelente remédio para controlar as dores causadas pelo ciclo menstrual.