Mantenha suas plantas saudáveis ​​com o truque favorito dos jardineiros

Como todas as espécies vivas, as flores podem sofrer por vários motivos e até murchar. Seca prolongada, invasão de insetos, doenças, irrigação excessiva ou, pelo contrário, insuficiente… são condições negativas que correm o risco de reduzir a sua longevidade. Se quiser protegê-los para que permaneçam saudáveis, é preciso oferecer-lhes cuidados especiais e, acima de tudo, regulares. Para melhor conservar os seus vasos de plantas, descubra esta pequena dica que nos foi dada pelo jardineiro Alain Grimaud que irá protegê-los por mais tempo.

Plantas em vasos requerem cuidados específicos

Ao contrário das plantas de jardim, as plantas que vivem em vasos crescem mais lentamente e necessitam de um substrato de qualidade para florescer. Como o espaço é limitado, as raízes não crescem livremente e necessitam de atenção constante. Se você mora em apartamento e não tem outra opção a não ser guardar flores em vasos, é preciso ficar muito atento para protegê-las e mantê-las saudáveis.

Você deve saber que altas temperaturas podem afetar suas plantas. Se o calor continuar a diminuir na sua área (ou no seu interior devido ao radiador) eles serão as primeiras vítimas. Embora alguns sejam muito resistentes aos dias quentes (e ao radiador), como os cactos, a maioria requer cuidados especiais. A primeira dica de manutenção a considerar: regar. É muito importante hidratar profundamente as flores, principalmente quando o calor faz com que o solo evapore muito mais rapidamente. Como resultado, podem aparecer manchas marrons ou amarelas nas folhas, o que pode fazer com que a planta murche ou seque mais rápido do que o esperado.

A melhor forma de verificar se estão recebendo água suficiente é pressionar o dedo no solo – se notar que ainda está seco, continue regando mais devagar.

E então obviamente a posição tem um papel importante: se suas plantas estiverem instaladas na varanda, sob a intensidade dos raios solares, basta movê-las para dentro de casa para evitar a exposição direta.

E se eu colocar pedras em vasos de flores?

Plantas que necessitam de alta umidade, como plantas tropicais, devem ser regadas com frequência. Mas, para manter a umidade por mais tempo, temos uma dica eficaz para te oferecer: é preciso integrar as pedras ao vaso.

A melhor opção seria pegar “cascalho”, são pequenas pedras muito comuns na jardinagem. Eles não só dão um toque decorativo ao vaso, mas também oferecem uma série de benefícios às suas flores. Portanto, essas pedras têm o mesmo efeito das bolas de argila, pois promovem o fluxo da água e evitam que o solo fique encharcado. Lembre-se de que o excesso de água também pode ser fatal para as plantas e fazer com que apodreçam rapidamente.

Uma dica: o melhor é manter as plantas afastadas das paredes, que também emitem calor. E lembre-se de sempre observar suas plantas em busca de sinais de doenças.

Como regar suas plantas corretamente?

Idealmente, seria mais sensato derramar água sobre o solo do vaso. Por que evitar regar as folhas diretamente? Primeiro, ao regar rente ao solo, a água chega automaticamente às raízes. Por outro lado, as folhas molhadas das plantas são suscetíveis a fungos ou apodrecimento. Especialmente porque as plantas propensas ao oídio têm maior probabilidade de contrair esta doença se as suas folhas estiverem constantemente molhadas.

Certifique-se de que a água para irrigação não esteja muito fria nem muito quente. As plantas preferem água bastante quente, especialmente em climas quentes.

É bom saber: para prolongar a vida de um vaso de planta, é necessário fornecer-lhe todos os nutrientes de que necessita. O solo deve, portanto, ser enriquecido com fibras orgânicas para nutrir a planta por mais tempo. Aposte também na drenagem para não sufocar as raízes.