Tanto as ameixas quanto o suco de ameixa têm um efeito laxante que não é totalmente compreendido. 100 gramas de ameixas secas (cerca de 10 frutas) contêm 6 gramas de fibra, “mas esta pequena quantidade não é suficiente para justificar seus efeitos laxantes”, disse Lisa Cimperman, uma famosa nutricionista.
Mas o efeito laxante das ameixas pode ser explicado pela presença do sorbitol, um álcool açucarado. Existem 15 gramas de sorbitol em uma porção de ameixas e 6 gramas em uma porção de suco. O sorbitol não é digerido e fermentado pelas bactérias intestinais. Além disso, as ameixas secas trazem água para o trato gastrointestinal, “e ambos os efeitos podem promover a evacuação”, acrescentou Lisa Cimperman.
O sorbitol é encontrado tanto em frutas secas quanto frescas, e também é usado como adoçante em doces, gomas de mascar e sucos dietéticos. O abuso de sorbitol pode causar gases, cólicas abdominais e diarreia. De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética, você não deve consumir mais do que 50 gramas de sorbitol por dia.
A pesquisa que demonstrou o efeito laxante das ameixas secas utilizou como referência uma porção de 100 gramas de fruta ou suco.